Regimento de Cavalaria 9 de Julho completa 115 anos

Integrante do Policiamento de Choque, a Cavalaria é uma das unidades da Polícia Militar

sáb, 13/10/2007 - 12h35 | Do Portal do Governo

O Regimento de Cavalaria 9 de Julho iniciou, na noite do último dia 11, as comemorações dos 115 anos de existência. Durante o evento, o secretário-adjunto da Segurança Pública, Lauro Malheiros Neto, destacou a importância da corporação: “São raras as instituições que alcançam tal longevidade, dando mostras da perfeita adaptação às diversas fases de sua existência”.

As festas continuam durante este feriado, com a realização do XXVI Concurso Hípico das Polícias Militares, tradicional torneio em que, além de policiais, participam competidores civis de todo o Brasil.

Integrante do Policiamento de Choque, a Cavalaria é uma das unidades da Polícia Militar que, além de desenvolver importantes trabalhos sociais, reconhece policiais e civis que contribuíram no desenvolvimento dos projetos do Regimento. Para dar destaque a esta homenagem, foi entregue a Medalha do Centenário do Regimento a 26 pessoas que, de alguma forma, contribuíram com as atividades do policiamento montado.

Dentre os agraciados estão dentistas voluntários que atuaram na Operação Saturação por Tropas Especiais (Oste) na Capital. “A eles que têm feito tanto por São Paulo e pelas crianças necessitadas, moradoras das áreas mais críticas e severas da questão criminal, ajudando naquilo que o nosso secretário de segurança Ronaldo Marzagão, tem falado muito. A inclusão social”, frisou o coronel Joviano Conceição Lima, comandante do Policiamento de Choque.

Cavalaria se integra com a sociedade

Orgulhoso da medalha recebida, o secretário-adjunto disse que nunca vai esquecer da data. “Esta honraria será colocada em local de destaque”. Para Malheiros, é uma honra participar do aniversário do Regimento pela sua atuação, que vai além do policiamento. “A cavalaria não é apenas uma unidade voltada à segurança pública, mas também à cidadania, por meio de suas ações sociais, demonstradas pelos programas de eqüoterapia e eventos esportivos que integram, cada vez mais, a nossa Polícia à sociedade”.

Desenvolvida há 14 anos pelo Regimento de Cavalaria “9 de Julho”, a eqüoterapia une o trabalho voluntário de profissionais da saúde e policiais militares que, durante um ano, ajudam crianças e adultos paraplégicos, com síndromes de diferentes naturezas e paralisia cerebral, no tratamento de suas deficiências, utilizando cinco cavalos da corporação.

Carrossel: o momento mais esperado da noite

Ao redor da pista hípica, tochas são acesas. Todos os presentes ouvem um grito distante: “Cavalaria!”. O Corpo Musical da Polícia Militar começa a tocar, enquanto 41 cavaleiros, vestidos com roupas similares às usadas pelo exército francês em 1845, entram com seus cavalos para iniciarem o Carrossel.

A apresentação, que acontece somente no aniversário do Regimento, recria o balé de montaria que já era visto no século XVIII pelo rei da França Luís XIV. Os movimentos demonstram sincronia perfeita e exigem um mês de treinamento dos policiais e dos animais. “Treinamos a banda com a estrutura mais próxima da realidade do dia, para que todos os cavalos e os policiais estejam acostumados com a situação que nós vamos enfrentar no dia da apresentação”, explica o capitão Ronaldo Miguel Vieira, comandante do Carrossel.

Um coração, um moinho e um furacão são algumas das figuras formadas na pista. Os galopes mudam em harmonia com o arranjo musical, até chegar o momento final, em que os cavaleiros tocam suas próprias cornetas: é o toque da vitória.

Marília Taufic

Da Secretaria da Segurança Pública

(L.M.)