Regime de chuvas ajuda a melhorar qualidade das águas

Em 2015, qualidade da água bruta nos pontos de captação dos sistemas Cantareira, Rio Grande e Guarapiranga manteve-se nas categorias Boa e Ótima

ter, 21/06/2016 - 16h02 | Do Portal do Governo

A incidência de chuvas em 2015 contribuiu para a recuperação dos níveis do Sistema Cantareira, composto pelos reservatórios de Jaguari-Jacareí, Cachoeira, Atibainha e Juqueri, que abastecem a Região Metropolitana de São Paulo.

Foi o que apontou o Relatório de Qualidade das Águas Superficiais do Estado de São Paulo 2015, realizado pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). As chuvas ficaram ligeiramente acima da média dos 20 anos anteriores, 

O documento traz resultados de análises físicas, químicas e biológicas de mais de 50 parâmetros de amostras coletadas a cada dois meses, ou em prazos mais dilatados nos corpos hídricos mais bem preservados. Os dados foram coletados em mais de 400 pontos de monitoramento distribuídos em rios e reservatórios paulistas.

Nesse cenário, o Índice de Qualidade das Águas (IQA), que avalia o impacto do lançamento de esgotos domésticos nos corpos hídricos, apresentou uma melhora em relação ao ano anterior, inclusive nos pontos monitorados no reservatório Billings, atualmente utilizado para reforço no abastecimento dos sistemas Alto Tietê e Guarapiranga.

A qualidade da água bruta nos pontos de captação dos sistemas Cantareira, Rio Grande e Guarapiranga, segundo o Índice de Qualidade das Águas para Fins de Abastecimento – IAP, manteve-se em 2015 nas categorias Boa e Ótima.

Em contrapartida, esse índice, nas demais regiões do Estado, mostrou uma piora, em consequência da maior pluviosidade registrada, especialmente nos meses de março, setembro e novembro, ampliando o impacto negativo da carga difusa, representada pelo carreamento de resíduos pelas águas das chuvas.

Do Portal do Governo do Estado