Região Metropolitana de SP tem 4 postos fixos de coleta

Saiba o que fazer para doar sangue

ter, 27/11/2007 - 10h20 | Do Portal do Governo

Maior hemocentro da América Latina, a Fundação Pró-Sangue coleta o equivalente a 22% do sangue consumido no Estado e 6% no Brasil. A instituição é centro de referência da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), além de laboratório de referência da Sociedade Internacional de Hemofilia, membro do Serum Cells and Rare Fluids – Scarf (grupo que reúne especialistas internacionais que atuam em laboratórios de referência e fazem intercâmbio de amostras raras) e twin-partner (irmão gêmeo) do The Mount Sinai Medical Center, de Nova York.

Em 1998, a Pró-Sangue recebeu da British Standards Institution a certificação ISO 9001:2000, tornando-se o primeiro hemocentro público brasileiro a ter o controle de qualidade de seus produtos e serviços testados e comprovados por um organismo de renome internacional. Desde então, a instituição vem mantendo a certificação e aprimorando seus processos.

Criada em 1984, a Pró-Sangue dispõe de quatro postos de coleta fixa: Clínicas (Cerqueira César), Mandaqui (Rua Voluntários da Pátria, 4.227 – Santana), Dante Pazzanese (Avenida Dante Pazzanese, 500 – Ibirapuera) e Castello Branco (Rua Ari Barroso, 355 – Osasco). Fica no Prédio dos Ambulatórios do HC e ocupa 5 mil metros quadrados de área. Além dos setores ligados à coleta e distribuição de sangue, a instituição compreende áreas de gestão financeira, suprimentos, recursos humanos e sistemas de informação. Com 600 funcionários, atende 128 hospitais na região metropolitana de São Paulo (RMSP) e, em alguns casos, outros Estados. Sem fins lucrativos, a Pró-Sangue mantém com a FMUSP cooperação acadêmica e técnico-científica. 

Hora marcada – Um dos serviços que o hemocentro oferece à população é o Disque Pró-Sangue. Além de informações sobre doação, postos de coleta e horários de atendimento, o sistema recebe críticas e sugestões de doadores. O objetivo é melhorar a qualidade dos serviços. Para saber sobre doações, os interessados também podem acessar o sitewww.prosangue.sp.gov.br, que permite conhecer o trabalho da instituição e ter acesso às campanhas em andamento. Outras possibilidades de contato on-line são o e-mail (faleconosco@prosangue.sp.gov.br) e o chat do site oficial. A Pró-Sangue também oferece a possibilidade de doação com hora marcada. O agendamento para um dos quatro postos de coleta é feito pelo Disque Pró-Sangue e site da instituição, informa a supervisora de CallCenter da Pró-Sangue, Ana Lucia Silva Santos. 

Parcerias – A criação de campanhas de sensibilização sempre foi a chave para desenvolver a cultura de doação, observa a responsável pela Divisão de Comunicação Corporativa da Pró-Sangue, Doris Sandoval. Mas, em razão da carência de recursos, parcerias com segmentos da sociedade surgem como alternativa para pôr em prática projetos de captação.

Um exemplo de parceria inovadora ocorreu em 1998, com a Nestlé. A empresa patrocinou a campanha Mulher na Fábrica da Vida, com o objetivo de aumentar o número de doadoras. Como resultado, o porcentual de participação feminina, que era de 18%, saltou para 38%.

Nos últimos anos, o número e o perfil dos voluntários mudaram muito, segundo Doris. “No passado, 95% das pessoas vinham para repor o sangue de um parente ou familiar internado. Hoje, 80% vêm voluntariamente para salvar vidas, num gesto desprovido de interesse, humanitário e digno”, afirma. 

Quem pode doar

* estar em boas condições de saúde

* ter entre 18 e 65 anos

* pesar no mínimo 50 quilos

* estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa quatro horas antes da doação)

* apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial (carteira de identidade, cartão de identidade de profissional liberal, carteira de trabalho, previdência social ou passaporte) 

Quem não pode doar temporariamente

* gripe: aguardar sete dias

* gravidez

* 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana

* amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses)

* tatuagem nos últimos 12 meses

* ingestão de bebida alcoólica quatro horas antes da doação

* situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, como não usar preservativo com parceiros ocasionais ou desconhecidos: aguardar 12 meses

* Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins são Estados onde a incidência de transmissão de malária é maior. Quem esteve nesses locais deve aguardar seis meses. Quem morou, observar intervalo de três anos. 

Quem não pode doar definitivamente

* hepatite após os dez anos de idade

* evidência clínica ou laboratorial de doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e doença de chagas

* Uso de drogas injetáveis ilícitas

* Malária 

Glossário 

Plaqueta – componente do sangue responsável pela coagulação

Hemácia – glóbulo vermelho, responsável pelo transporte do oxigênio para todo o corpo

Plasma – parte líquida do sangue, cuja função é o transporte de sais minerais, proteínas e vitaminas para o corpo e a reposição dos fatores de coagulação

Crioprecipitado – preparado a partir de plasma fresco congelado, utilizado na prevenção ou tratamento de hemorragias