Região do ABC recebe exposição “O Saci e seus amigos”

Mostra acontece na Estação Santo André da CPTM a partir de segunda-feira, 1 de outubro

sáb, 29/09/2007 - 9h05 | Do Portal do Governo

Depois do sucesso alcançado na Estação da Luz, a exposição “O Saci e seus amigos”, chegará na próxima segunda-feira, 1, à região do ABC, mais precisamente na estação Santo André da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), onde ficará em cartaz até 1º. de novembro.

Organizado pela CPTM, em parceria com a Sosaci – Sociedade dos Observadores de Saci, o evento procura valorizar a mitologia e a cultura popular brasileira.

Tendo como personagem principal o moleque perneta de gorro vermelho, a mostra conta com 14 trabalhos de diversos artistas, entre eles Ziraldo, Paulo Caruso, Marcos Cartum, Davi Calil, Arnaldo Angeli Filho e outros. Com técnicas em nanquim, guache, óleo, grafite, lápis de cor e até arte digital, os desenhos mostram o Saci em várias situações, passando do tradicional ao cômico.

Breve história do Saci Pererê

O mais conhecido dos nossos mitos surgiu há dois séculos entre os índios tupi-guarani, na zona fronteiriça com o Paraguai. Dos indígenas ganhou o nome, derivado de çaa cy perereg, e o papel de guardião das matas. Já nasceu, portanto, engajado na luta pela defesa da natureza, pelo equilíbrio ambiental e preservação dos ecossistemas.

Articulando-se permanentemente com a gente e o meio que “habita”, o Saci Pererê passou por transformações ao longo de sua trajetória. Apropriado pelos escravos, assumiu a cor negra, feições africanas e um pito de preto velho. Perdeu uma perna, para representar o ser humano mutilado pela violência do cativeiro, mas continuou ágil e veloz. Movendo-se aos pulos, seu modo de locomoção está relacionado aos golpes de capoeira com que os negros enfrentavam os capitães do mato. Essencialmente libertário, o Saci caracteriza a resistência contra a escravidão.

Com o passar do tempo, incorporou o capuz vermelho, item trazido na bagagem dos imigrantes europeus e emblema da liberdade na Roma antiga, que se converteria no barrete frígio adotado pelos republicanos após a Revolução Francesa. O Saci Pererê plasma, por tudo isso, as diferentes etnias e culturas que configuram o povo brasileiro, congregando os elementos multirraciais que forjam a identidade nacional.

Apoios

Realizada pela CPTM, em parceria com a Sosaci – Sociedade dos Observadores de Saci e a Via das Artes, a exposição tem o apoio da Associação dos Cartunistas do Brasil, da Quanta Academia de Artes e da Companhia da Memória.

SERVIÇO

Exposição “O Saci e seus amigos”

Estação Santo André

Rua Itambé, s/nº- Centro – Santo André.

De 01/10 a 01/11, das 4h a meia noite.

Grátis para usuários da CPTM e R$ 2,30 para o público externo.

Da CPTM

(I.P.)