Região do ABC ganha hoje inédito serviço dentário para pacientes com câncer

Atendimento no Hospital Mário Covas irá prevenir e tratar lesões bucais decorrentes de radioterapia ou quimioterapia

qua, 28/03/2007 - 8h11 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde inaugura nesta quarta-feira, 28, às 9 horas, um serviço pioneiro de medicina oral para pacientes com câncer da região do ABC. O atendimento será realizado no Hospital Estadual Mário Covas para prevenir e tratar lesões bucais decorrentes dos tratamentos de quimioterapia e radioterapia em adultos ou crianças. Cerca de 250 pacientes serão beneficiados por mês.

Foi montado um consultório odontológico para atender pacientes com qualquer tipo de complicação na boca em razão do tratamento do câncer. Será realizada aplicação de laser terapêutico, de baixa potência, para corrigir lesões da mucosa bucal ou do complexo maxilomandibular.

Outros procedimentos, como extração de cáries e remoções dentárias também serão feitos no consultório do hospital.

Haverá uma equipe multidisciplinar, composta por dentistas, médicos e nutricionistas, percorrendo diariamente os leitos para orientar os pacientes internados sobre ações de higiene bucal, prevenção contra placas bacterianas nos dentes e cuidados com a alimentação, além de avaliar possíveis lesões que forem detectadas. Após a alta, os pacientes poderão continuar tendo acompanhamento especializado no ambulatório.

“É um grande avanço na reabilitação de pacientes com câncer. Com o novo serviço pretendemos reduzir o risco de infecções bucais que podem prejudicar a alimentação dos pacientes e até mesmo o próprio tratamento oncológico”, afirma o diretor do Mário Covas, Geraldo Replé Sobrinho.

Ele explica que a idéia é estender esse modelo de atendimento a outros pacientes especiais, como transplantados, renais crônicos e cardiopatas.

Sala de readaptação

O hospital também entregará na quarta-feira uma nova ala para estimular a adaptação de pacientes vítimas de lesões neurológicas e ortopédicas, com dificuldade de locomoção. A Sala de Atividades da Vida Diária irá simular os principais ambientes de uma residência, com sofá, cama, cadeira e vaso sanitário, por exemplo. O objetivo é orientar portadores de deficiência para que possam ter, em casa, uma vida menos dependente em relação aos cuidados pessoais básicos.

O Hospital Estadual Mário Covas fica na rua Dr. Henrique Calderazzo, 321, em Santo André.

Da Secretaria de Saúde

 

(AM)