Região de São José dos Campos terá VII Festival da Mantiqueira

Evento terá mesas de debates, conversas com escritores, além de shows, atividades para as crianças e oficinas para estudantes e profissionais de biblioteca

ter, 25/03/2014 - 14h11 | Do Portal do Governo

A Estância Turística de São Francisco Xavier, localizada a 138 Km de São Paulo, irá receber dos dias 4 a 6 de abril o “VII Festival da Mantiqueira – Diálogos com a Literatura”. O evento contará terá mesas de debates, conversas com escritores, além de shows, atividades para as crianças e oficinas para estudantes e profissionais de biblioteca. Além disso, o Festival ganha um “esquenta” em São Paulo, no dia 1 de abril. As entradas do Festival e do Esquenta Mantiqueira são gratuitas.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

A programação será voltada para narrativas que estão fora do arco de visão, passam despercebidas, estão esquecidas ou silenciadas, desvãos e sombras de um país e de um tempo que vão se revelar na obra de ficcionistas, historiadores, repórteres, letristas e cineastas.

A abertura do evento na Serra da Mantiqueira será na sexta-feira , 4 de abril, às 20h, com Cristovão Tezza (“O Filho Eterno”) com a conferência “Literatura à margem”, sobre a condição do autor que habita um país periférico e as possibilidades da ficção que revela o que não se vê. Tezza lança livro novo, “O Professor”. A noite segue com o músico João Bosco e o show “Quarenta Anos Depois”, às 21h, com os sucessos que marcaram a carreira do cantor em mais de quatro décadas.

Um dos destaques das mesas de debates será Bernardo Kucinski, um dos poucos escritores brasileiros que tratam da ditadura militar em obras ficcionais, com o lançamento, da coletânea de contos “Você vai voltar para mim”. As histórias têm como pano de fundo os anos posteriores ao golpe, que completa 50 anos na semana do Festival. O escritor também relançou “K” (2011), inspirado no drama do pai, judeu polonês radicado na capital paulista, na busca pela filha desaparecida durante a ditadura.

Esquenta Mantiqueira
Pela primeira vez o Festival da Mantiqueira terá prévia em São Paulo, na terça-feira, 01 de abril, quando o golpe militar completa 50 anos. Duas mesas, no Teatro Sérgio Cardoso, reúnem autores para debater narrativas silenciadas do Brasil.

SERVIÇO
VII Festival da Mantiqueira – Diálogos com a Literatura
Data: 4, 5 e 6.4 (sexta, sábado e domingo)
Local: Praça Cônego Antonio Manzi, centro de São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos (138 km de São Paulo e 59 km de São José dos Campos).
Entrada: Gratuita

Esquenta Mantiqueira, em São Paulo
1 de abril, às 19h30
Teatro Sérgio Cardoso – Sala Paschoal Carlos Magno – Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista.
Entrada: Gratuita
Telefone: 3288-0136
www.saopaulo.sp.gov.br

Do Portal do Governo do Estado