Região de Riberão Preto terá mais cursos técnicos gratuitos

Municípios de Serrana, Santa Cruz das Palmeiras, São Sebastião da Grama e Aguaí contarão com cursos do Centro Paula Souza

sex, 14/08/2009 - 16h00 | Do Portal do Governo

Foi confirmada nesta sexta-feira, 14, a implantação de uma Escola Técnica (Etec) em Serrana, na região de Ribeirão Preto. A futura Etec de Serrana deverá iniciar suas atividades a partir de 2010 – na rua José Correa Filho, 750, no Jardim Bela Vista.

O município já conta com uma classe descentralizada, com o curso técnico em Administração, que inicia suas aulas na segunda, 17, com 80 alunos no período noturno, e funcionará como uma extensão da Etec Antonio de Pádua Cardoso, de Batatais.

Uma classe descentralizada também será aberta em Santa Cruz das Palmeiras com o curso técnico de Segurança do Trabalho, que contará com 40 vagas no período noturno. As aulas também começam na segunda-feira, dia 17, na Escola João Elias Margutti, localizada na avenida do Café, 720. A classe é uma extensão da Etec Dr. Francisco Nogueira de Lima, situada em Casa Branca.

No município de São Sebastião da Grama será implantada uma classe descentralizada, extensão da Etec de São José do Rio Pardo. O curso técnico de Cafeicultura deverá ter início no primeiro semestre de 2010. Estão previstas 40 vagas para o período noturno. As aulas da classe descentralizada serão ministradas na Escola Polo do Vale da Grama Dona Matilde de Carvalho Dias, na estrada SSG, 326 – km 14.

No sábado, 15, em Aguaí, acontece uma aula inaugural da classe descentralizada do curso de Segurança do Trabalho com o próprio secretário Geraldo Alckmin. A Etec do município fica na esquina das ruas Joaquim José e Carlos Gomes e José Bonifácio. Serão 40 estudantes no período noturno, e as aulas já começam no novo prédio também no dia 17. A classe descentralizada é uma extensão da Etec Dr. Francisco Nogueira de Lima, do município de Casa Grande.

Empregabilidade

De acordo com levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza, 77,3% dos técnicos formados pelas Etecs conseguem emprego um ano após a conclusão do curso. As estatísticas mostram, ainda, que 85,6% têm vinculo formal de trabalho e ganham, em média, 2,2 salários mínimos mensais.

O setor da indústria é o que mais emprega (28,2%), seguido por serviços (18,4%), comércio (14,%), saúde (9,2%), informática (6,6%), educação (4,9%), agropecuária (4,5%) e construção civil (4,3%). As grandes empresas são as que mais contratam, com 30,2% da força de trabalho, seguidas pelas empresas de médio porte, com 20,5%.

Do Centro Paula Souza