Região de Piracicaba terá Grupo de Operações Especiais

Novo grupo atuará nos 52 municípios do Departamento de Polícia Judiciária do Interior 9

qui, 30/09/2010 - 12h00 | Do Portal do Governo

A região de Piracicaba, atendida pelo Departamento de Polícia Judiciária do Interior 9 (Deinter 9), passará a contar com uma das unidades de elite da Polícia Civil. A normatização de implantação do Grupo de Operações Especiais (GOE) foi publicada na quarta-feira, 29, no Diário Oficial do Estado.

O novo grupo atuará nos 52 municípios pertencentes ao Deinter 9, que abrange as delegacias seccionais de Americana, Casa Branca, Limeira, Piracicaba, Rio Claro e São João da Boa Vista.

O uso de táticas policiais especializadas será uma das atribuições do GOE na região, para quando, por exemplo, for necessária a entrada da polícia em cadeias em que estejam ocorrendo motins, com ou sem reféns, bem como em operações especiais de buscas e apreensões, quando os meios convencionais não forem suficientes.

Policiais civis de todas as carreiras poderão integrar o GOE, desde que atendam aos requisitos da seleção e que atuem na região do Deinter 9. Serão dois grupos de dez profissionais, sendo cada grupo comandado por um delegado de polícia indicado pelo delegado divisionário da Assistência Policial do Deinter 9. Terão prioridade os policiais que tenham participado dos cursos da Academia de Polícia (Acadepol).

Os integrantes do GOE não deixarão seus locais de serviço. Quando houver uma ocorrência que necessite do GOE, esse grupo se reunirá para atendê-la. Além disso, os policiais civis selecionados deverão se reunir periodicamente para novos treinamentos, e terão preferência de inscrição nos cursos de atualização da Acadepol relacionados aos objetivos do grupo. A seleção será feita por ato administrativo pelo delegado divisionário da Assistência Policial do Deinter 9.

Da Secretaria da Segurança Pública