Região de Marília lança planos que beneficiam comunidade rural

Foram priorizadas a cafeicultura, pecuária leiteira, pecuária de corte, fruticultura, olericultura e mandioca

ter, 16/03/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

A Coordenadoria de Assistência Integral (CATI) lançou os Planos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável, em parceria com as 13 prefeituras municipais que compõem a unidade. O objetivo do evento foi apresentar à sociedade e comunidade rural as novas iniciativas para o desenvolvimento das cadeias produtivas da região. Entre elas foram priorizadas a cafeicultura, pecuária leiteira, pecuária de corte, fruticultura, olericultura e mandioca.

Na ocasião, o coordenador da CATI, José Luiz Fontes, falou sobre o trabalho da CATI, o conceito de desenvolvimento rural sustentável e a importância do diagnóstico participativo – que ouve as necessidades dos pequenos e médios produtores para viabilizar programas e projetos que atendam aos anseios da comunidade. A iniciativa busca otimizar recursos financeiros e técnicos e integrar as políticas públicas oferecidas aos agricultores. Fontes também destacou a importância da parceria entre as diversas instituições ligadas ao setor nos levantamentos das potencialidades e necessidades do produtor rural, a fim de viabilizar as ações voltadas ao desenvolvimento rural sustentável.

Segundo a diretora da CATI – Regional Marília, Maria de Fátima Caetano Prado, todos os planos municipais de desenvolvimento rural sustentável foram elaborados com a colaboração de produtores rurais, trabalhadores e outros envolvidos. Ela explica que foram levantados os problemas enfrentados pela comunidade, sejam eles de âmbito social, ambiental ou tecnológico, integrando todas as secretarias municipais para viabilizar as necessidades do segmento rural.

O evento teve a participação de 150 pessoas entre prefeitos, secretários municipais, vereadores, conselhos municipais de desenvolvimento rural, entidades ligadas ao setor agropecuário, ONGs e agricultores.

Da Coordenadoria de Assistência Integral