Região de Itapetininga recebe benefícios do programa de microbacias

Evento acontece na segunda-feira, 3, com presença do secretário de Agricultura e Abastecimento, João Sampaio

sáb, 01/03/2008 - 17h29 | Do Portal do Governo

O secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, João Sampaio, estará na região de Itapetininga, na segunda-feira, 3, a partir das 14 horas, para o evento de divulgação dos resultados obtidos com a implantação do Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas em sete regiões: Itapetininga, Avaré, Botucatu, Itapeva, Jaú, Registro e Sorocaba.

Na ocasião, também haverá entrega de equipamentos de informática e audiovisuais às associações de produtores rurais participantes do Programa e casas de agricultura dessas regionais. No mesmo dia, às 17 horas, o secretário participa de reunião técnica sobre o Programa do Trigo Paulista no município.

O Programa de Microbacias já atendeu a mais 9 mil produtores rurais em 77 municípios dessas sete regiões. Foram recuperados 256,4 quilômetros

de estradas rurais, garantindo o escoamento da produção agrícola, e também foram fortalecidas 29 associações de produtores, com repasse de máquinas de plantio direto e outros equipamentos.

O Programa de Microbacias é uma parceria entre o Governo do Estado e o Banco Mundial. É executado pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral da Secretaria (Cati) e tem como objetivo propiciar a melhoria do bem-estar das populações rurais, com a recuperação das áreas degradadas e de preservação permanente, aumentar a quantidade e qualidade da água e, assim, garantir maior produtividade e renda ao produtor. Está implantado em 966 microbacias, envolvendo uma área de 4 milhões de hectares, distribuídos em 514 municípios.

Trigo paulista

Lançado em novembro do ano passado, o Programa objetiva aumentar o plantio, a produção, a produtividade e a oferta de trigo para a agroindústria paulista pela adesão voluntária dos produtores num trabalho multiplicador junto ao Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes (DSMM), órgão da Secretaria vinculado à Cati. Esse encontro técnico, no qual o secretário faz a abertura, finaliza uma série deles, que foram realizados nas diversas áreas produtoras do Estado, reunindo produtores, indústrias parceiras e equipe técnica.

A região foi escolhida por possuir enorme potencial para a produção de trigo. Hoje, São Paulo é um grande importador do cereal e contabilizou, em 2007, uma área de cerca de 42 mil hectares de cultivo. Pelo programa, o DSMM fornece a semente certificada com preços diferenciados, com ressarcimento das indústrias pela semente repassada. Ao produtor que as adquire cabe o comprometimento de vender 50% da sua produção aos moinhos que financiaram a semente.

SERVIÇO:

Encontro de Divulgação dos Resultados do Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas

Data: 3 de março de 2008

Horário: a partir das 14 horas

Local: Recinto de Exposições de Itapetininga – Prédio Tatersall de Leilões

Rua João Olimpio de Oliveira Junior, 10Reunião Técnica do Programa do Trigo Paulista

Horário: 17 horas

Local: Escritório de Desenvolvimento Rural de Itapetininga

Rua Coronel Pedro Dias Batista, 1.405, Centro

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento

(I.P.)