Região de Campinas recebe 176 novas viaturas

Em Campinas, Covas amplia Delegacia Eletrônica e desativa celas superlotadas

sáb, 22/07/2000 - 14h13 | Do Portal do Governo


Em Campinas, Covas amplia Delegacia Eletrônica e desativa celas superlotadas

O governador Mário Covas começou a entregar na manhã deste sábado, dia 22, em Campinas, um lote de 176 novas viaturas e motos para 22 municípios da região, prosseguindo na sua política de investir no reequipamento e modernização da Segurança Pública. ‘Cerca de R$ 250 milhões já foram aplicados no setor desde 1995, um investimento jamais feito por qualquer Governo em toda a história de São Paulo’, disse o governador. Mais de oito mil veículos foram adquiridos durante esse período para reforçar o aparato policial no Estado. Apenas o município de Campinas recebeu hoje mais 72 viaturas e 14 motos para a Polícia Militar e 16 viaturas para a Polícia Civil, beneficiando também os municípios de Valinhos e Vinhedo.
O governador desativou também as carceragens de dois distritos policiais de Campinas, antiga reivindicação dos moradores da Vila Nogueira e do Jardim das Oliveiras. Covas fez questão de derrubar pessoalmente as grades do 4º Distrito e afirmou que medida faz parte de um amplo plano do Governo de transferir gradativamente os presos que superlotam os distritos policiais para as penitenciárias e Centros de Detenção Provisória (CDP).
Os Centros de Detenção Provisória têm capacidade, cada um, para 768 detentos. Quatro dessas unidades já estão em funcionamento. Quando os seis outros Centros previstos estiverem prontos, serão mais 4.608 vagas ocupadas por presos que atualmente se encontram em distritos e delegacias. Até agora, foram desativadas nove celas na Capital e uma em Santos.
Covas ampliou ainda os serviços da Delegacia Eletrônica na região, permitindo que a população local, por meio da internet, possa fazer também boletins de ocorrências de furto de veículos, recurso que estava disponível apenas para a Capital e Região Metropolitana. O serviço tem a aprovação de 90% da população.
Para o secretário da Segurança Pública, Marco Vinicio Petrelluzzi, a implantação do Plantão Eletrônico representou um enorme avanço, ‘pois se trata praticamente de uma delegacia virtual, onde podemos realizar serviços próprios de um distrito sem que os interessados precisem sair de casa para registrar uma ocorrência’.
O acesso aos serviços pode ser feito pelo endereço eletrônico www.segurança.sp.gov.br. Pelo computador, o cidadão pode registrar extravio de documento e furto de veículos ou informar a ocorrência de desaparecimento de pessoas. Após preencher um formulário, é contatado por policial civil para confirmação dos dados, num prazo de 30 minutos. Por e-mail, o usuário recebe ainda a cópia do boletim de ocorrência.
O prefeito Francisco Amaral fez questão de agradecer, em nome da população de Campinas, as obras realizadas pelo governador Mário Covas, ‘um homem de passado extraordinário’. Já o prefeito de Valinhos, Vitório Antoniazzi (PL) disse, ao receber uma ambulância para a Santa Casa do município, que reivindicações dos 11 mil habitantes da cidade estão sendo atendidas, em todas as áreas.

Pedreiras

O governador esteve em seguida em Pedreiras, onde entregou oito viaturas para a Polícia Militar, beneficiando os municípios de Pedreira, Artur Nogueira, Cosmópolis, Holambra, Jaguariúna e Santo Antonio da Posse. Covas destacou os vários motivos que geram a violência: drogas, desestruturação das famílias, desigualdade social, banalização dos crimes. O prefeito Antonio Gonzarolli agradeceu as obras feitas por Covas, destacando a construção da terceira faixa e recapeamento da SP-95 e o emissário de esgoto.
Durante a tarde, o governador completa a entrega das 176 viaturas nos municípios de Engenheiro Coelho, Americana e Indaiatuba.