Região de Bragança Paulista terá megaoperação de combate à raiva

Trabalhos começam nesta segunda-feira, dia 5

qua, 31/05/2000 - 15h49 | Do Portal do Governo

Uma megaoperação para controle do morcego hematófago, transmissor da raiva em animais herbívoros (bovinos, equinos, caprinos e ovinos), será executada de 5 a 20 de junho, em 17 municípios da região de Bragança Paulista.
Equipes das secretarias estaduais de Agricultura e Abastecimento e da Saúde, das secretarias municipais da Saúde e do Instituto Pasteur vão atuar em conjunto nas margens dos quatro principais rios da região – Jaguari, do Peixe, Cachoeira e Camanducaia – na busca dos abrigos dos morcegos em cavernas, casas abandonadas, ocos de árvores ou túneis.
Essa medida faz parte do programa de combate à raiva animal que a Secretaria de Agricultura e Abastecimento desenvolve em todo o Estado. A ação foi intensificada pelo Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) da região de Bragança, onde os técnicos inspecionaram 1.046 propriedades, situadas em 2.736 quilômetros quadrados, deram orientação sobre as técnicas de vacinação e capturaram 644 morcegos.
O rebanho local é composto de 153 mil bovinos e 12 mil eqüinos. A raiva paralítica é uma doença transmitida pelos morcegos hematófagos aos animais herbívoros. Tem como sintomas a perda da coordenação motora, a paralisação da glote, a mudança nos hábitos alimentares e alterações no comportamento – o animal se afasta do rebanho até a morte.