Região de Bauru tem redução de crimes contra patrimônio

Roubos caíram 4%; furtos 11% e roubos de veículos 9,8%

seg, 01/11/2010 - 14h30 | Do Portal do Governo

A maioria dos crimes contra o patrimônio caiu no terceiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado na região de Bauru. Os roubos recuaram 4,04%, com 33 casos a menos. Os furtos diminuíram 11,69%, com 735 casos a menos.

As novidades constam das Estatísticas da Criminalidade do terceiro trimestre de 2010, divulgadas pela Coordenadoria de Análise e Planejamento da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (CAP).

Os roubos de veículos retrocederam 9,8%, com cinco casos a menos. Os latrocínios e os roubos de carga também tiveram queda. O primeiro teve declínio de um caso, indo de quatro para três registros. Os roubos de carga retrocederam em quatro casos, passando de seis para dois.

Nova legislação de estupro

A mudança na conceituação do estupro, que passou a incluir os “atos libidinosos” e “atentados violentos ao pudor” na Lei Federal 12.015, teve grande repercussão nas estatísticas criminais do Estado. Com a nova legislação, o número de estupros contabilizados no terceiro trimestre deste ano na região foi de 137 casos. Esse número não pode ser comparado com os dados da série histórica. Não significa que o número de registros de “conjunções carnais mediante violência ou grave ameaça” tenha, de fato, aumentado, apenas que, com a mudança de metodologia, passou a incluir crimes que tinham outra capitulação.

No ano, queda dos crimes contra o patrimônio

As Estatísticas da Criminalidade do 3º trimestre de 2010 na região de Bauru consolidaram a queda de crimes contra o patrimônio nos nove primeiros meses do ano.

Houve 2380 furtos a menos, redução de 11,91%. Os roubos tiveram queda de 13,94%, com menos 388 casos. O número de veículos roubados retrocedeu em 26,78%, em relação aos três primeiros trimestres de 2009. A queda acumulada é de 49 casos.

Desde o ano 2000, roubos e furtos de veículos caíram 25% no Estado, em números absolutos. Neste período, a frota estadual cresceu de 12 milhões para mais de 20 milhões de veículos. A redução da taxa de risco de furto e roubo de veículos no Estado já supera 58%.

As taxas de roubos e furtos de veículos, medidas em relação ao tamanho da frota estadual, também voltaram a cair. O número de veículos roubados caiu de 89 para 84 por 100 mil/ano. Já a quantidade de veículos furtados diminuiu ligeiramente de 135 para 133 por 100 mil/ano.

Os roubos de carga na região do Deinter 4 foram reduzidos a metade, de 20 para dez casos.

Considerado um indicador de atividade policial, o número de ocorrências de tráfico de drogas aumentou 7,01%. Foram 86 casos a mais que nos nove primeiros meses de 2009. O mais temido pela população, o roubo seguido de morte, teve queda de cinco casos em relação ao mesmo período do ano passado.

Da Secretaria da Segurança Pública