Região de Assis ganha Agência Ambiental Unificada e Parque Ecológico

O parque faz parte do projeto ambiental Carbono Zero

sáb, 22/11/2008 - 10h05 | Do Portal do Governo

A região do município de Assis, centro-oeste do Estado de São Paulo, teve duplo motivo para comemorar, em 18/11, no que se relaciona à proteção do meio ambiente e à qualidade de vida. Em Assis, com presença do secretário Xico Graziano e de nove prefeitos atuais e cinco eleitos, foi inaugurada a 30ª. Agência Ambiental Unificada, integrando as equipes da Companhia de Tecnologia de saneamento Ambiental – CETESB e do Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais – DEPRN. Em Tarumã, cidade vizinha, Graziano participou, junto com os chefes de Executivos municipais e quatro centenas de alunos das redes estadual e municipal local, do lançamento do Parque Ecológico “Vó Didi”, no âmbito do Projeto Ambiental “Carbono Zero”.

A inauguração da Agência Ambiental Unificada em Assis contou, entre outros, com as presenças do diretor de Controle de Poluição Ambiental da CETESB, Marcelo Minelli, e do assessor técnico da Diretoria do DEPRN, José Francisco Trevisan, além de vários gerentes de regionais e outros funcionários da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. O gerente da CETESB em Assis será o agrônomo Luís Eduardo Zuniga Medel, que atuava na agência de Marília, e o responsável técnico do DEPRN continua sendo o engenheiro agrônomo Edson Ambrósio.

A nova agência está situada na Via Chico Mendes, 75, no bairro Vila Nova Santana, ao lado do parque de exposições Ficar, do posto da Polícia Militar Ambiental e da sede do CIVAP – Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema. O local já abrigava as atividades do DEPRN e foi totalmente reformado, com as obras custeadas pelas 20 prefeituras que compõem o CIVAP. A nova agência ocupa uma área de 10,5 mil metros quadrados e cerca de 360 m2 de área construída, com três prédios térreos, sendo dois administrativos e de atendimento ao público, além de um ocupado por arquivos de documentos dos dois órgãos.

Com a integração das equipes em só local, com cerca de 14 funcionários, o tempo de resposta às consultas e solicitações da população para procedimentos de licenciamento de atividades e obras será reduzido em média, em 30%. A nova agência continuará atendendo demandas referentes ao corte de vegetação nativa e intervenção em áreas de preservação permanente, sob responsabilidade do DEPRN, e aquelas associadas às atividades de controle, fiscalização e licenciamento de empreendimentos geradores de poluição, a cargo da CETESB.

O secretário Xico Graziano teceu vários elogios à atuação das prefeituras da região, destacando os exemplos de Tarumã, com o Projeto Carbono Zero, e de Assis, cujo prefeito, Ézio Spera, anunciou a implantação de coleta seletiva em 100% das residências do município até o ano que vem. Graziano lembrou que o Projeto “Município Verde”, um dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos do Governo do Estado “foi contaminando e despertando o interesse e ação da classe política, que vem investindo na agenda ambiental”, afirmando que a implantação da agência unificada em Assis foi resultado da articulação política dos prefeitos da região com os representantes locais dos dois órgãos ambientais estaduais. Ele recordou, ainda, que em nenhum dos 23 municípios que serão atendidos pela nova agência, há lixões.

Parque Ecológico Vó Didi

O Parque Ecológico Vó Didi é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Tarumã e a Destilaria Água Bonita, localizando-se na Rodovia Miguel Jubran – SP-333, altura do km 46, em Tarumã. A implantação do parque faz parte do Projeto Ambiental “Carbono Zero”, de recuperação da mata ciliar na área da usina de cana-de-açúcar Água Bonita, através do plantio de 265.488 mudas de árvores nativas, até o ano de 2037. Segundo o biólogo Ângelo Biasi, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Tarumã, o projeto visa o “seqüestro de carbono equivalente a 45 mil toneladas de CO2, nos próximos 30 anos”, como resultado do plantio das mudas, numa área total de 1,5 milhão de metros quadrados.

O Parque Ecológico recebeu o nome de Vó Didi em homenagem à Eurídice Nóbile Holzhausen, uma senhora de 85 anos, que mora em Assis e é mãe de Gerhart Holzhausen Neto e Geraldo Nóbile Holzhausen, e avó de Germano Holzhausen Neto, diretores da Destilaria Água Bonita, que cederam o terreno onde está sendo implantado o parque ecológico e, futuramente, viveiro de mudas, refeitório, anfiteatro e local para eventos e cursos de meio ambiente, em parceria com a Prefeitura de Tarumã.

Além de prefeitos, secretários municipais e outras autoridades da região, o evento de lançamento do parque ecológico contou com a participação de 400 alunos das redes públicas, que ajudaram no plantio inicial de 5 mil mudas de árvores nativas, como a própria Tarumã – vitex montevidensis.

A estudante Luciene Aparecida de Oliveira, 12 anos, da 5ª. Série da Escola Estadual David José Luz e moradora da vizinhança do parque Vó Didi, estava encantada em poder participar do plantio. “Estamos ajudando o meio ambiente de nossa cidade, isso é muito bom”, afirmou singelamente. A diretora da escola, Olga Amara Okada, por sua vez, elogiou a iniciativa, ressaltando que a questão ambiental é muito comentada, mas faltam ações como a que estava acontecendo em Tarumã, “muito próximas, em que as crianças têm a oportunidade de participar no próprio ambiente delas”.

Já a coordenadora educacional da Escola Municipal Gilberto Lex, de educação infantil e fundamental, localizada na Vila do Lago, também nas proximidades do novo parque, destacou que os alunos de sua unidade, que vieram em número de 63 ao evento, participam de um projeto desenvolvido com a CATI, da Secretaria Estadual de Agricultura, “Aprendendo com a Natureza”, para alunos do 5º Ano, na faixa etária de 9 e 10 anos, fazendo visitas às microbacias da região, às instalações da Sabesp e de estações de tratamento de usinas sucroalcoleiras, e elogiou o projeto da Usina Água Bonita: “É essencial eles verem o bosque nascer, futuramente trazerem seus filhos e ajudando a cuidar e valorizar a natureza”. Com o que concorda plenamente seu aluno Jean Carlos Gonçalves, de 10 anos: “Muito bom a gente aprender coisas e cuidar do nosso ambiente”.

Da Secretaria de Meio Ambiente

(I.P.)