Região de Araçatuba se prepara para um mutirão contra a doença

Sucen e Prefeituras atuam juntas para combater foco da doença na região, que registra 2.997 casos

seg, 26/03/2007 - 17h01 | Do Portal do Governo

A Superintendência do Controle de Endemias (Sucen) e as Prefeituras da região de Araçatuba estão trabalhando juntas para combater o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue. A Sucen registrou, do dia 1º de janeiro até a última sexta-feira (23), 2.997 casos confirmados da doença na região, que conta com 40 cidades e lidera o ranking de ocorrências no Estado. Apenas dois desses municípios, Murutinga do Sul e Turiuba, não têm nenhum registro doença.

Os municípios estão desenvolvendo ações em conjunto com a Sucen para combater os criadouros do mosquito. “Sem o apoio das Prefeituras e da comunidade não é possível reverter o quadro”, afirma Clóvis Pauliquevis, diretor regional da Sucen. A Sucem destacou 95 funcionários para atuar no combate aos criadouros e na pulverização das casas e ruas das cidades da região. Também treinou equipes locais: 114 servidores em Birigui (onde foram registrados 804 casos); 64 em Araçatuba (724 casos); 21 em Ilha Solteira (485 casos); e 36 em Andradina   (291 casos).Campanhas educativas na mídia, atividades desenvolvidas em escolas, igrejas, templos evangélicos, empresas, comércio e indústria são algumas das atividades que já fazem parte das estratégias desses municípios para combater a doença. 

 Dia ‘D’ de Araçatuba

 Nesta segunda-feira, a Vigilância Sanitária de Araçatuba colocou na rua uma força-tarefa para inspecionar todos os imóveis desabitados, sem características de domicílio ou ocupação. O objetivo é recolher recipientes que possam acumular água. Os proprietários de  imóveis com irregularidades serão notificados posteriormente.

Essa ação prosseguirá até o dia 13 de abril e conta com a participação de 30 profissionais, entre fiscais sanitários e de obras particulares, agentes comunitários de saúde PSF (Programa Saúde da Família) e de controle de vetor, da Vigilância Sanitária. A equipe conta ainda com um chaveiro, que será o responsável pela abertura do imóvel para a vistoria e depois pelo seu fechamento.

 Além da retirada de recipientes que podem se tornar criadouros dos mosquitos Aedes aegypti e de palha, transmissores da dengue e leishmaniose visceral, os agentes vão tampar vasos sanitários e caixas d’água e de descarga e colocar telas em ralos internos e externos e em caixa de areia,entre outras providências.  

Na próxima sexta-feira (30), a Prefeitura realiza o Dia ‘D” Municipal de Combate a Dengue, como uma forma de aquecimento para o Dia D Estadual de Combate à doença, programado para o sábado (31).

 Mobilização em Birigui- Em Birigui, as equipes de nebulização abriram guerra sem trégua contra o mosquito da dengue: estão visitando casa a casa todos os bairros da cidade para eliminar os criadouros do Aedes Aegypti. O objetivo é fazer a pulverização nos 2.500 terrenos baldios e nas 45 mil residências do municípios, além de alertar a população sobre os cuidados que devem ser tomados.

Junto com a Policia Militar, a Guarda Municipal, a Associação Comercial e voluntários a prefeitura também realizou um mutirão de limpeza, que contou com a adesão de toda a população.

 André Muniz