Reformulação no Decap aumenta segurança da população

Anunciadas nesta sexta, mudanças dão melhores condições de trabalho aos policiais

sex, 22/03/2013 - 16h15 | Do Portal do Governo



O secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, anunciou na tarde dessa sexta-feira, 22, a reformulação do Decap (Departamento de Polícia Judiciária da Capital), que vai proporcionar melhores condições de trabalho aos policiais e reforçar a segurança da população.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

As mudanças, que começam a vigorar no início de abril, atingem principalmente as Centrais de Flagrante e os Distritos Policiais, que funcionarão de maneira integrada como Centrais de Flagrante de Polícia Judiciária (CFPJ).

Diferentemente das atuais 11 centrais de flagrantes, que atendem das 7h às 22h, as centrais integradas passam a atender em um plantão noturno, com funcionamento das 20h às 8h durante a semana e 24h aos finais de semana e feriados. Além disso, serão ao todo 27 centrais. 

Reformulação

Durante o dia, a população ainda pode registrar os boletins de ocorrência nos distritos policiais (delegacias de polícia), das 8h às 20h. Com a reformulação, os distritos ganham atribuições de polícia judiciária, tornando-se responsáveis também por investigações e elaboração de flagrantes. Entre 20h e 8h, ocorrências mais graves terão que ser registradas nas centrais de flagrante.

O secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, acredita que a mudança vai aumentar a segurança nas ruas. “O objetivo do plano é melhorar o atendimento nos distritos e nas unidades em geral e levar aos distritos um número maior de policiais, o que é uma forma de prestigiar o vínculo do policial com a comunidade.”

As novidades visam principalmente à satisfação da população e à valorização do policial por meio do foco na investigação e na gestão por resultados, que incluem monitoramento constante e avaliação de desempenho. Os policiais militares também demorarão menos tempo acompanhando o registro de flagrante e poderão voltar mais rápido ao patrulhamento nas ruas.

Do Portal do Governo Do Estado