Reforma da Casa da Agricultura fortalece economia em Timburi

Instalações foram renovadas para aperfeiçoar o atendimento aos produtores rurais da região; espaço recebeu piso e pintura novos

sex, 09/03/2018 - 10h23 | Do Portal do Governo

A Casa da Agricultura de Timburi, no interior paulista, teve as instalações reformadas para garantir maior conforto, segurança e acessibilidade aos produtores rurais, por meio do investimento de R$ 140 mil do Projeto Microbacias II – Acesso ao Mercado, do Governo do Estado. Reinaugurado pelo secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, o espaço recebeu piso e pintura novos, além de instalações elétricas e hidráulicas renovadas.

O edifício conta com banheiros adaptados e rampas para garantir o livre acesso de pessoas com dificuldades de locomoção. “A Casa da Agricultura é um espaço para os produtores debaterem desafios, tomarem medidas, se unirem, trocarem experiências e aumentarem a produtividade, fortalecendo o desenvolvimento econômico de Timburi”, avalia o secretário Arnaldo Jardim.

No local, os produtores poderão receber orientações sobre melhores práticas e técnicas de manejo, além de terem acesso aos programas do governo e às linhas de financiamento do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista voltadas ao aumento da qualidade e da produtividade no campo, para agregar valor e renda à produção.

Plantão

Por meio de parceria entre a secretaria e a prefeitura, a Casa da Agricultura terá um plantão semanal de profissionais até que o município conclua o concurso público para contratação de um novo colaborador.

“Nós nos comprometemos a garantir um plantão semanal para realizar o atendimento por um técnico, visando à emissão de certidões e Declarações de Aptidão ao Programa Nacional de Apoio à Agricultura Familiar, encaminhar pedidos de financiamento e fazer vistorias”, afirma João Brunelli Júnior, coordenador da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), ligada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

O município também será beneficiado pelo Sistema Estadual Integrado de Agricultura e Abastecimento, recurso provido pelo Governo do Estado ao município com o objetivo de estimular a atividade agropecuária.

O prefeito de Timburi, Paulo Cesar Minozzi, destacou a importância da parceria para garantir o atendimento na Casa da Agricultura. “Nosso município é basicamente agrícola e precisamos continuar garantindo aos produtores acesso às tecnologias e novidades, para termos produtos de qualidade, como o nosso café”, explica.