Reestruturação do Detran é destaque no “Conversa com o Governador”

No programa semanal de rádio, Geraldo Alckmin também destacou reforço na segurança e entrega de casas populares

ter, 23/10/2012 - 13h29 | Do Portal do Governo

A reestruturação do Detran de São Paulo foi o principal assunto do programa de rádio “Conversa com o Governador” na última semana. O governador Geraldo Alckmin destacou que enviou à Assembleia Legislativa o projeto de lei que transforma do Detran em autarquia. “Essa nova configuração dará mais independência administrativa para o órgão. Com isso, o Detran pode contratar novos profissionais, fazer concurso, dar gratificação por desempenho, ter mais autonomia financeira, orçamento exclusivo”, disse. “Tiramos o Detran da Polícia. Com isso, estamos liberando mais de mil policiais que estavam em atividade meio para atividade fim, para o policiamento.”

O governador destacou que, com a reestruturação, o Detran oferece muitos serviços pela internet e melhora o atendimento presencial, com o Padrão Poupatempo. “Já temos sete unidades operando dentro do novo Detran. Todos com mais de 90% de aprovação para os usuários.” Alckmin destacou que, somente em julho, o Detran emitiu 460 mil carteiras de habilitação, o maior número registrado em um mês em toda a história. “É o reflexo da modernização e da desburocratização dos serviços. Essa mudança vai ser feita em mais 47 unidades em todo o Estado.”

Geraldo Alckmin também falou sobre a formatura de 849 sargentos da Polícia Militar. “Foram sete meses de estudo, preparação, um trabalho sério de aperfeiçoamento dos nossos policiais. Temos os principais centros formadores e de aperfeiçoamento de policiais militares do Brasil”, lembrou. Para o governador, “o sargento é uma peça fundamental, uma chave importantíssima na segurança pública. Ele faz o elo entre o comando e a tropa. Coordena o trabalho e é comandante dos grupos de patrulha.”

Outro assunto foi a entrega de casas na região de presidente Prudente. Foram entregues casas a 468 famílias. “Entregamos 304 casas em Álvares Machado, 110 em Emilianópolis e 54 em Alfredo Marcondes.” As casas são novas, com piso cerâmico, pé direito mais alto, em bairros pavimentados e com iluminação pública. “Só na região de Presidente Prudente, entregamos ano passado e neste ano perto de 3,8 mil casas e apartamentos. Temos quase 4 mil unidades em obras e 5,6 mil em projeto.”

Também na região de Prudente, Alckmin anunciou investimentos em transporte. “Na rodovia Raposo Tavares, dois trevos foram ampliados no acesso a Álvares Machado. Instalamos barreiras de segurança, trechos foram recapeados. Teremos a Raposo Tavares, das barrancas do Rio Paraná até Ourinhos, totalmente duplicada e com segurança. Anunciamos também obras de recuperação e ampliação das rodovias estaduais na região.”

No encerramento, Alckmin fez dois avisos importantes. O primeiro, para quem quer estudar, se capacitar e conseguir bons empregos. “Você tem até 15h desta quinta-feira, 25 de outubro, para fazer sua inscrição pro Vestibulinho das Etecs.” O segundo aviso foi para o usuário do Metrô, especialmente para quem faz integração com a CPTM. “Desde segunda-feira, dia 22, as integrações são gratuitas em alguns horários de segunda a sexta-feira.”