Reeducandos do Frente de Trabalho plantam mudas no Pomar Urbano

Foram plantadas 170 árvores às margens do Rio Pinheiros, na capital paulista; ação também acontecerá nos parques urbanos estaduais

qua, 21/09/2016 - 13h01 | Do Portal do Governo

Para celebrar o Dia da Árvore, comemorado nesta quarta-feira (21), as Secretarias de Estado do Meio Ambiente, Emprego e Administração Penitenciária se uniram em uma ação inédita: 50 reeducandos do Frente de Trabalho plantaram mudas no Pomar Urbano, às margens do Rio Pinheiros. E mais do que isso, eles iniciaram uma nova fase em suas vidas. A partir de agora, os reeducandos farão serviços de jardinagem e manutenção nos parques urbanos estaduais. 

O governador Geraldo Alckmin, que acompanhou o plantio, falou sobre a importância do programa: “o Projeto Pomar começou um 1999 com o objetivo de recompor as margens do Rio Pinheiros. Além de plantar as árvores na beira do rio, temos um trabalho com reeducandos. Os presos trabalham e adquirem uma profissão. A cada três dias de trabalho, um de pena é reduzido e ainda ganham uma bolsa do Frente de Trabalho”, explicou.

Entre as 170 árvores nativas plantadas estavam o ingá, a figueira, a palmeira juçara, o manacá da serra, a embaúba e a palmeira, que deu origem ao antigo nome do Rio Pinheiros: jerivá. Antigamente, o Rio Pinheiros era conhecido como jurubatuba ou jiribatuba, que significa “lugar que tem muito jerivá”. O jerivá também é o símbolo do Pomar Urbano, que desde 1999 já recuperou cerca de 24 quilômetros das margens do Rio Pinheiros com apoio de empresas parceiras.

A ação desta quarta-feira (21) contou com a participação do Movimento Novas Árvores Por Aí e do botânico Ricardo Cardin.

Frente de Trabalho
Em busca da ressocialização, 175 reeducandos terão a oportunidade de aprender uma nova profissão ao longo de nove meses. O projeto poderá ser prorrogado por mais 60 meses após esse período, recebendo novos participantes.

Além do Pomar Urbano às margens do Rio Pinheiros, o Frente de Trabalho, que é administrado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária, atuará nos Parques Villa-Lobos, Cândido Portinari, Água Branca, Belém, Juventude e Horto Florestal.

Do Portal do Governo do Estado