Reeducandos de Avaré fazem serviço de manutenção em órgãos públicos

Foram atendidas instituições como Apae e Corpo de Bombeiros; ação habilita internos para o mercado de trabalho

ter, 16/04/2019 - 20h18 | Do Portal do Governo

Com a meta de inserir os internos na sociedade e ocupar o dia deles, o Centro de Ressocialização (CR) de Avaré adotou serviços voluntários a entidades assistenciais e órgãos públicos da cidade prestados pelos reeducandos.

A ação, realizada há quatro anos pela unidade prisional, ocorre frequentemente com trabalhos de conservação, manutenção e pequenas obras, e tem como objetivo habilitar o interno para o mercado de trabalho e reinserção à sociedade.

“Já fizemos pequenas reformas em escolas municipais, trabalhos rápidos no Instituto Federal de São Paulo (Campus de Avaré), no prédio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e em outros órgãos públicos e assistenciais”, lembra o diretor do CR de Avaré, Flávio Theodoro Reis, responsável pela iniciativa.

Os serviços de manutenção e limpeza contam com a mão de obra de 14 reeducandos. “O trabalho é executado todos os dias, resguardados os sábados e domingos, com conhecimento do juiz e da promotora da cidade”, frisa.

Comunidade

Atualmente, o serviço realizado contempla a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município, Lar São Vicente de Paulo, Associação Beneficente Oncológica Voluntários de Avaré (Abova), Batalhão do Corpo de Bombeiros e a 1ª Companhia da Polícia Militar (PM) da cidade.

Além de colaborar com a comunidade, os presos conseguem remição da condenação – é remido um dia da pena para cada três dias trabalhados. Nilton Silvério da Cruz, de 39 anos, é um dos internos que prestam serviço voluntário. Ele destaca as vantagens de fazer parte desta iniciativa. “As atividades trouxeram-me muitos benefícios, como aprendizado e reconhecimento pela minha capacidade”, afirma.