Reeducandos participam de ação de incentivo à leitura em Araçatuba

Centro de Ressocialização implementou um novo clube de leitura e iniciou turma em curso de Eletricista de Manutenção

seg, 06/05/2019 - 16h11 | Do Portal do Governo

Reeducandos do Centro de Ressocialização (CR) de Araçatuba têm a oportunidade de participar de atividades de qualificação profissional. Eles participaram, em abril, de duas ações desenvolvidas pela Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), órgão vinculado à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) do Estado.

Em parceria entre a unidade prisional, a Escola Senai “Duque de Caxias” de Araçatuba e a Funap, mais uma turma do curso de Eletricista de Manutenção teve início no último mês. A sala possui 16 alunos e a formação terá duração de 160 horas, com previsão de término em cerca de dois meses.

Vale destacar que todo o material didático da aula, as ferramentas e os instrutores serão oferecidos pelo Senai. O curso está integra a conjuntura de Formação Profissional do Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania – “De Olho no Futuro”, da Funap.

“A iniciativa é extremamente importante no processo de ressocialização dos reeducandos custodiados nesta unidade prisional. É certo que a leitura das obras selecionadas tem o objetivo de transformar os horizontes, possibilitando aos presos novas perspectivas para a vida em liberdade, já que o potencial transformador da leitura não tem limites’’, explica Adelmo Pirão, diretor do CR de Araçatuba.

Conhecimento

A iniciativa busca proporcionar às pessoas privadas de liberdade a participação em atividades teórico-práticas que favoreçam mudanças no seu comportamento e que proporcionem oportunidade de aquisição de conhecimentos. No ano de 2018, houve 11.643 atendimentos de qualificação profissional.

Além disso, também no início de abril, a unidade implementou o Programa de Incentivo à Leitura – “Lendo a Liberdade’’, por meio de mais um Clube de Leitura. A ação acontecerá em parceria com o presídio e a Escola Vinculadora José Cândido de Araçatuba.

A primeira turma, com dez alunos, leu a obra ‘’Estrela Amarela’’, de Jennifer Roy. A intenção é proporcionar incremento de repertório literário e de capacidade crítica na leitura aos reeducandos.

Origem

O programa nasceu após a experiência da Funap com os Clubes de Leitura. Por meio de parcerias com editoras, fundações e instituições de ensino, a fundação criou mais de 100 clubes no sistema penitenciário.

Os reeducandos recebem a indicação de uma obra literária e 30 dias para ler, debater e produzir uma resenha. Cada texto aprovado pode significar até quatro dias a menos no cárcere. No ano passado, foram produzidas mais de 10 mil resenhas.

“O crescimento das atividades é um forte trabalho de parceria com as unidades prisionais, sempre buscando a ampliação do Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania ‘De Olho no Futuro’ e o Programa de Incentivo à Leitura ‘Lendo a Liberdade’, acreditando que a qualificação profissional e o acesso a cultura são ferramentas fundamentais na reinserção dessas pessoas”, ressalta o gerente regional da Funap em Araçatuba/Mirandópolis, Antônio Marcos Hidalgo.