Redofera: Conheça a rede de doadores raros da Pró-Sangue

No total, existem 34 sistemas sanguíneos e menos de 1% da população possui características únicas de outros sistemas de sangue menos conhecidos

dom, 31/07/2016 - 9h01 | Do Portal do Governo

Você sabia que os tipos sanguíneos A,B,AB e O e o fator Rh positivo ou negativo não são os únicos grupos sanguíneos existentes? No total, existem 34 sistemas sanguíneos e menos de 1% da população possui características únicas de outros sistemas de sangue menos conhecidos. Nesse caso, é preciso encontrar um doador de fenotipagem compatível.

Por causa disso, a Pró-Sangue dispõe de uma Rede de Doadores com Fenótipos Raros, denominada Redofera, que pode ser bem útil nesse atendimento. Se um receptor com sangue raro recebe sangue não raro pode desenvolver anticorpo que passa a destruir o sangue transfundido. Isso pode provocar danos renais e até mesmo agravar o quadro clínico do paciente.

Mas para que os doadores dessa rede possam doar ao receptor de fenótipo raro é preciso que estejam aptos. Isso significa que o candidato não pode estar no “intervalo de inaptidão temporária”, comum a todos que fizeram uma doação de sangue: homens, dois meses e mulheres, três meses.

O ideal é que esse tipo de doador esteja sempre de prontidão para fazer sua doação no momento em que surgir um receptor raro, compatível ao seu sangue. Ou seja, esses doadores de sangue não podem doar a qualquer momento como as outras pessoas.

Cartão Redofera
É importante que esses doadores saibam que são portadores de um fenótipo raro. Essa informação é fundamental caso passem por uma cirurgia que necessite de transfusão.

Por isso, a Pró-Sangue disponibiliza para esses doadores o cartão REDOFERA, que traz no verso sua respectiva fenotipagem. A ideia é que estejam sempre de posse desse documento, deixando sempre na carteira ou na bolsa.

Do Portal do Governo do Estado