Redescobrindo o Interior: Mais de oito mil crianças viajam até o dia 21

Mais de 200 delegações viajam para diversas regiões do Interior paulista

ter, 18/07/2006 - 21h20 | Do Portal do Governo

Durante a primeira semana do Programa Caravanas do Conhecimento – Redescobrindo o Interior, mais de 3 mil estudantes viajaram para 12 regiões do interior do Estado de São Paulo. Até o final do programa, aproximadamente 8 mil crianças terão viajado em mais de 200 delegações para diversas regiões do interior paulista, conhecendo o modo de vida rural e a cultura dos pequenos municípios.

Na quarta-feira, dia 12 de julho, uma delegação de São Paulo conheceu o corte da cana-de-açúcar em Salmourão, cidade que fica na região de Presidente Prudente, oeste do Estado.

Em Bilac, os estudantes visitaram uma usina de álcool e açúcar e plantações de cana, acompanhando o processo de industrialização da cana-de-açúcar. Já no município de Castilho, outra delegação conheceu uma fazenda de confinamento de gado para corte e recria.

O município de Itapevi, por exemplo, enviou três delegações (120 crianças) para os municípios de Itirapuã, Morro Agudo e Rifaina, na região de Franca. Em Rifaina as 40 crianças hospedadas na EMEFI João Etchebehere, começaram o dia tomando um reforçado café da manhã, e depois de uma caminhada, elas puderam conhecer a prainha artificial. As crianças aprendem que mesmo no inverno as cidades do interior podem ter clima de verão e curtir praia e sol. Muita festa e brincadeira às margens do Rio Grande que divide o Estado de São Paulo e o de Minas Gerais.

A etapa Redescobrindo o Interior será realizada em duas semanas de viagens: a primeira entre os dias 10 e 14, e a segunda de 17 a 21 de julho, mobilizando cerca de oito mil pessoas, entre crianças, monitores, motoristas e funcionários da rede oficial de ensino.

Durante a estadia de uma semana em escolas adaptadas nos municípios chamados de hospedeiros, as crianças participam de uma série de atividades culturais e de lazer, podendo vivenciar a identidade cultural do interior, o modo de vida rural e das pequenas cidades. Estão programadas visitas a fazendas, pesqueiros, trilhas ecológicas e cachoeiras, áreas de produção de alimentos e laticínios, indústrias regionais, fábricas, plantações, museus, além de brincadeiras, grupos de teatro, oficinas de artes, jogos e passeios. Confira a programação de atividades no Interior, acessando a página do Programa Caravanas do Conhecimento.

  Do Cepam

C.A.