Rede Social SP realiza videoconferência sobre os direitos da infância e juventude

Rede incentiva mobilização das pessoas em torno de questões sociais que afetam o dia-a-dia da população

qua, 14/04/2010 - 10h27 | Do Portal do Governo

A Rede Social São Paulo realiza nesta quarta-feira, 14, a segunda videoconferência do Projeto Aprimoramento do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA).  O coordenador do Núcleo Especializado da Infância e Juventude da Defensoria Pública de São Paulo, Flávio Frasseto, comandará a programação, cujo tema é “Marco Legal e o Ecâmetro: ferramenta de diagnóstico participativo”.

A Rede Social São Paulo lançou o Projeto Aprimoramento do SGDCA, com três programas de capacitação voltados para profissionais que atuam na defesa dos direitos da infância.

O programa “Construção de Fundamentos” envolve todos os 645 municípios do Estado e é destinado às pessoas que já atuam ou desejam atuar no SGDCA. Aqueles que realizarem o programa completo receberão certificado de participação, emitido pela Fundação Instituto de Administração (FIA).

A Rede Social São Paulo oferecerá, também, dois programas específicos para municípios selecionados no Estado. O programa “Construção de Plano Municipal de Ação dos Direitos da Criança e do Adolescente” atingirá 80 cidades e terá como objetivo a elaboração de planos municipais, coordenados pelos Conselhos Municipais de Direitos, com a participação efetiva de outros atores. Já o programa “Comunicação Social como Ferramenta de Fortalecimento do Sistema” destina-se a 160 conselheiros de direitos, mostrando como a comunicação pode ajudar no fortalecimento das relações entre os atores do Sistema de Garantias.

Rede Social São Paulo

Criada em 2003 por organizações representativas da sociedade civil, do setor empresarial e do governo, a Rede Social São Paulo busca incentivar a mobilização das pessoas em torno de questões sociais que afetam o dia-a-dia da população. Atualmente, conta com mais de 100 organizações, sendo um movimento suprapartidário que aprimora e fortalece sistemas e redes sociais, conectando iniciativas já existentes para ampliar o resultado positivo, e contribuindo para a garantia dos direitos humanos no Estado de São Paulo. Em 2005 elegeu a área da infância e juventude como foco de atuação, promovendo ações que possibilitam a execução de projetos.

O Projeto Aprimoramento do SGDCA é uma parceria entre a Rede Social São Paulo, o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca/SP) e a Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), sob execução do Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor da Fundação Instituto de Administração (CEATS/FIA).

Da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social