Rede Lucy Montoro tem campanha para prevenir lesões na coluna

Pesquisa mostra que entre as várias causas de acidentes que lesionam a coluna, a mais comum é a falta de cuidado pessoal

sex, 15/01/2016 - 14h32 | Do Portal do Governo

A Rede de Reabilitação Lucy Montoro realiza nos meses de janeiro e fevereiro a campanha “Cuidado, sua coluna é frágil!” que pretende prevenir lesões na coluna em situações cotidianas, sobretudo na época do verão, quando as pessoas se expõem a mergulhos em piscinas e rios.

A necessidade de uma campanha de conscientização contra os acidentes que geram o Trauma Raquimedular, lesão na coluna vertebral que atinge a medula espinhal, foi verificada com base em resultados de uma pesquisa realizada pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HCFMRP USP), ao qual a Rede Lucy é associada.

De acordo com a pesquisa, o fator comum entre as várias causas de acidentes que lesionam a coluna, é a falta de cuidado pessoal, ou seja, por excesso de confiança, as pessoas se expõem a riscos. A pesquisa levantou que acidente com moto é a principal causa de traumas na coluna e a falta de equipamentos de segurança é responsável por metade desses traumas.

Também foi apurado que, dos traumas na coluna, 52% são causados por acidentes de trânsito e 36% são causados por queda de altura pequena, como lajes, telhados e muros. Mergulho em água rasa é a terceira maior causa desse tipo de trauma.

Existem inúmeras situações do dia a dia que aparentemente são inofensivas, porém podem trazer dano. É importante que as pessoas mudem suas atitudes e passem a analisar e considerar os perigos que podem assumir quando negligenciam cuidados básicos, como o uso do cinto de segurança ou não mergulhar em local desconhecido.

Confira algumas dicas para evitar acidentes:
Prestar atenção em tudo, acidentes acontecem onde menos se espera;
Analise e considere o perigo de todas as atividades, mesmo as que não demonstram
riscos aparentes;
Use equipamentos de segurança (cinto de segurança, capacete, etc.);
Acredite, os acidentes podem acontecer com você;
Uma situação cotidiana ou um ato corriqueiro e repetitivo oferecem riscos;
Faça todas as suas atividades, mas tome os cuidados necessários.

Para mais informações sobre a campanha, basta acessar o site da dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Do Portal do Governo do Estado