Rede Lucy Montoro inaugura primeiro laboratório de robótica e neuromodulação em reabilitação do país

Unidade possui equipamentos para tratamentos de depressão e doenças crônicas, dentre outras patologias

ter, 04/06/2013 - 13h23 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta terça-feira, 4, o Laboratório de Robótica e Neuromodulação aplicados à Reabilitação na unidade Vila Mariana da Rede Lucy Montoro “São Paulo está na frente, oferendo tratamentos de reabilitação de forma gratuita e com qualidade”, disse Alckmin.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

A Rede Lucy Montoro vai aliar ao processo de reabilitação de seus pacientes exames e estudos na área de neurologia com 13 equipamentos de ponta. A unidade Vila Mariana, na zona sul da capital, recebe a Estimulação Magnética Transcraniana, utilizada em associação para avaliações neurofisiológicas importantes para quantificar as mudanças cerebrais geradas pelos diferentes tipos de tratamentos. 

“Trabalhamos com qualidade, com legitimidade cientifica e com a certeza de que podemos fazer sempre mais para cada um dos pacientes que nos procura”, afirmou a Secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Battistella.

A unidade oferece a Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva, que modifica a atividade cerebral com objetivo de tratar diversas doenças, entre elas a depressão, a dor crônica e as sequelas do AVC. “Em um único ambiente, o maior e mais moderno parque tecnológico voltado à robótica e à neuromodulação do mundo”, enfatizou a secretária.

Além da gameterapia, em que o paciente se vê dentro do jogo e o estimula a se movimentar, o Instituto conta com o InMotion, disponível na América Latina apenas em unidades da Rede, que estimula a movimentação dos membros superiores. Há também uma bicicleta ergométrica que auxilia o paciente lesado medular a realizar exercícios ativos com a musculatura dos membros inferiores.

Os pacientes são reabilitados por meio de uma equipe multidisciplinar, composta por médicos fisiatras, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes sociais e outros profissionais especializados.

Do Portal do Governo do Estado