Rede estadual define calendário para os 5 milhões de alunos

Os cerca de 300 mil funcionários da pasta também são diretamente afetados pelo anúncio

seg, 19/01/2009 - 13h43 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação definiu o calendário escolar para o ano letivo de 2009. Os cerca de 5 milhões de estudantes da rede estadual e os 300 mil funcionários da pasta, entre eles 250 mil professores, são diretamente interessados. As novidades foram publicadas no Diário Oficial do Estado.

As aulas nas cerca de 5.500 escolas estaduais começarão em 11 de fevereiro, com determinação de 200 dias letivos, no mínimo. O ano letivo terá início em uma quarta-feira porque a Secretaria pretende aproveitar os três dias iniciais do ano para apresentar aos alunos as novidades para 2009. Na semana seguinte as escolas terão atividades interdisciplinares, com intuito de melhorar o aproveitamento em sala de aula.

Outra definição é que as equipes escolares deverão utilizar os dias 25, 26 e 27 de fevereiro para revisão e consolidação da proposta pedagógica para 2009. No segundo semestre, em datas a serem definidas, as escolas podem novamente parar por dois dias para avaliação.

Outra parada programada pelo calendário é para o Dia do Saresp/Idesp, quando os servidores deverão avaliar os resultados dos alunos no Saresp 2008 e projetar o que fazer para atingir metas estipuladas pela Secretaria. O Dia do Saresp/Idesp será no primeiro semestre deste ano, em data ainda a ser definida pela Secretaria.

“Todos os alunos devem ter, no mínimo, 200 dias de aulas. A definição é de cada escola, desde que as aulas comecem em 11 de fevereiro. É vedada a realização de eventos ou atividades não programadas no calendário que possam prejudicar as aulas previstas”, afirma a secretária da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

As férias escolares serão de 1º a 30 de janeiro. O recesso ocorrerá em 10 dias de julho, a serem definidos pelas escolas.

Calendário

Início das aulas: 11 de fevereiro

Duração do ano letivo: no mínimo, 200 dias
Três dias iniciais: apresentação de novidades
Semana inicial: atividades interdisciplinares
Data de consolidação da proposta pedagógica: 25, 26 e 27 de fevereiro – podem parar mais dois dias no segundo semestre
Dia do Saresp/Idesp: no 1º semestre, em data a ser definida
Férias: 1º a 30 de janeiro
Recesso: 10 dias em julho

Da Secretaria da Educação