726 alunos paulistas ganham medalhas na Olimpíada de Matemática

Ao todo, 32 escolas e 82 professores da rede estadual também receberam prêmios pelo destaque pelas atividades na OBMEP de 2018

qua, 17/07/2019 - 17h51 | Do Portal do Governo

As unidades de ensino do Estado de São Paulo contam com 726 alunos entre os medalhistas da edição 2018 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O quadro da rede somou 64 medalhas de ouro, 160 de prata e 502 de bronze em todos os três níveis da competição.

Vale destacar que, ao todo, incluindo os alunos das escolas municipais, federais e técnicas (Etecs), 1.324 estudantes paulistas foram premiados. Além das medalhas, os vencedores têm a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC).

Premiação

Para medalhistas que pretendem cursar o Ensino Superior, ainda é oferecida a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME). Por meio da ação, estudantes podem participar de estudos avançados em matemática simultaneamente com a graduação.

Em ambas as modalidades, os alunos contemplados recebem auxílio financeiro, com uma bolsa mensal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ainda pela rede estadual, 82 professores e 32 escolas também foram reconhecidos pelo trabalho e desempenho.

Dentro da premiação, os docentes são homenageados com diplomas e livros. Já a unidades de ensino recebem kits com material didático. No site oficial é possível consultar a lista com todos os vencedores.

Inclusão

Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a OBMEP contribui para estimular o estudo da matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.

Na edição deste ano, mais de 2 milhões de alunos de escolas estaduais e escolas técnicas (Etecs) de São Paulo estavam inscritos para a primeira fase.