Rede de saúde no Vale do Ribeira será ampliada e modernizada

Programa Saúde em Ação prevê a construção de 13 clínicas, um hospital e duas unidades do CAPS na região

seg, 10/10/2016 - 14h33 | Do Portal do Governo

A rede de atendimento à saúde no Vale do Ribeira ganha um considerável reforço com o início das obras da Clínica “Saúde em Ação”, inauguradas nesta segunda-feira (10) com a presença do governador Geraldo Alckmin.

O investimento é parte do programa “Saúde em Ação”, da Secretaria da Saúde, com recursos do Estado e do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para a ampliação da rede pública de saúde no Estado. O Governo do Estado vai aportar R$ 46 milhões nas obras, que equivalem a 30% dos recursos – o BID entra com os 70% restantes.

Somente na região do Vale do Ribeira, serão construídas 13 clínicas, um hospital e duas unidades do CAPs (Centro de Ação Psicossocial). Em visita ao Hospital Estadual de Registro, que integra as demais obras da região, governador Geraldo Alckmin destacou a importância da iniciativa: “Teremos aqui um hospital com 158 leitos, 30 de UTI, e estamos ampliando o hospital de Pariqueraçu. Portanto, a região ficará bem atendida”, disse Alckmin.

As clínicas que serão construídas estão localizadas nos municípios de Barra do Turvo, Jacupiranga, Miracatu, Sete Barras, Pedro de Toledo, Iporanga, Eldorado, Pariquera-Açu, Ilha Comprida, Cajati, Cananéia, Juquiá e Itariri. A previsão é que as obras sejam concluídas no segundo semestre de 2017.

Além das 13 clínicas e do Hospital Estadual de Registro, fazem parte do conjunto de obras mais dois postos do CAP, no municípios de Jacupiranga e Juquiá.

Saúde em ação

No total, o programa Saúde em Ação prevê a construção de, ao menos, 160 obras de construção e reformas em todo o Estado. São clínicas, hospitais, ambulatórios de especialidades e CAPs nas regiões de Campinas, Vale do Ribeira, Vale do Jurumirim e Sorocaba, escolhidas segundo critérios estabelecidos pela Secretaria da Saúde com base em estudos sobre as necessidades de assistência à saúde regionais.

Do Portal do Governo do Estado