Rede de Reabilitação Lucy Montoro inaugura laboratório de robótica

Equipamento é o primeiro da América Latina e é oferecido gratuitamente a toda população

sex, 11/05/2012 - 15h23 | Do Portal do Governo

Referência em reabilitação de pacientes com dificuldade de locomoção, a Rede de Reabilitação Lucy Montoro inaugurou nesta sexta-feira, 11, na unidade Morumbi, um laboratório de robótica, com quatro equipamentos de tecnologia ultra avançada que estimulam o campo da reabilitação em uma alternativa inovadora.

“O laboratório de robótica é o primeiro do país, o primeiro da América Latina e totalmente gratuito pelo SUS. São robôs que permitem ao paciente fazer vários movimentos em uma velocidade maior, com uma precisão melhor”, disse o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. As tecnologias implantadas também chegarão à unidade Vila Mariana.

Para a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, “o apoio tecnológico vai dar eficiência ao trabalho, vai viabilizar que mais pessoas sejam atendidas por esses profissionais altamente qualificados”.

O laboratório de robótica trabalha membros superiores e inferiores por meio de jogos virtuais: o InMotion, que auxilia o paciente a realizar movimentos de ombro, cotovelo e punho; o Lokomat, indicado para pessoas com incapacidade no aparelho locomotor; a Ergys, que permite que pessoas com pouco ou nenhum movimento nas pernas possam pedalar; e o Armeo Spring, para pacientes com traumatismo crânio-encefálico ou outras afecções do sistema nervoso. Todos os aparelhos promovem movimentos das áreas afetadas e melhoram a plasticidade cerebral, provocando uma adaptação do cérebro à lesão que houve no corpo.

Como lembrou o secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri, “investimento em saúde é sempre um investimento que atende à maior necessidade da população”. A Rede Lucy Montoro assiste pacientes acometidos por diferentes patologias, como acidente vascular encefálico (AVE), paralisia cerebral e lesão medular.

Do Portal do Governo do Estado