Redações de estudantes da rede pública são transformadas em curtas-metragens

Participaram da iniciativa onze alunos entre 13 e 16 anos, de escolas estaduais de Santo André e do Rio Grande da Serra

qua, 23/01/2008 - 16h08 | Do Portal do Governo

Da folha de papel para as telas de cinema. O que antes era uma simples redação escrita em sala de aula virou motivo de orgulho para 11 alunos de escolas estaduais de Santo André e Rio Grande da Serra. Com o tema Cultura, Ambiente e Sociedade na cabeça, os estudantes, com idade entre 13 e 16 anos, produziram seis curtas-metragens.

Os filmes fazem parte do Projeto Curta Química e Natureza, iniciativa da indústria Solvay Indupa, coordenada pelo Estúdio Brasileiro, com apoio das Diretorias Regionais de Ensino de Mauá e de Santo André. O trabalho durou nove meses e abrangeu 11 escolas de Rio Grande da Serra e da histórica vila de Paranapiacaba, subdistrito de Santo André.

Entre os curtas, que têm em média 6 minutos de duração, está o filme Represa Billings. Os alunos realizaram a filmagem em um barco, que atravessou grande parte do reservatório, responsável pelo abastecimento da região do ABC e da Grande São Paulo. O curta-metragem é um olhar atento sobre as belezas naturais do local e o dia-a-dia dos moradores das margens da represa.

Em Trem da Vida, o tema é uma viagem pelo trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), meio de transporte mais utilizado por quem parte de Rio Grande da Serra rumo à capital. A restauração de uma antiga capela é assunto do filme Patrimônio Histórico de Rio Grande da Serra. Outra produção é Comunidade Escolar, que conta com depoimentos de pais, alunos e professores sobre o tema.Subtemas – Os 11 alunos, que trabalharam em duplas, participaram desde a elaboração de roteiros e captação de imagens até a finalização do material gravado, desenvolvido a partir de seis subtemas: O trem, Festas de Paranapiacaba, Represa Billings, Mata Atlântica, Patrimônio Histórico e Comunidade Escolar.

Em sua segunda edição, o projeto apresenta neste ano número menor de filmes em comparação com 2006, quando foram feitos 11 curtas-metragens. A explicação está na busca da troca de experiências e intercâmbio entre os alunos. Cada filme foi produzido a partir de duas redações, de escolas diferentes, sobre o mesmo tema. A novidade apresentou filmes de maior duração.

O concurso de redação contou com a participação de aproximadamente 900 alunos, todos da oitava série do ensino fundamental. O desafio foi desenvolver um programa de educação ambiental entre a comunidade, com a abordagem de temas como desenvolvimento sustentável, cultura e cidadania. “Os assuntos sugeridos nos filmes fazem parte do dia-a-dia de todos. Queremos trazer à tona essas discussões com a comunidade”, destaca Lisandre de Assis, coordenadora de Comunicação da Solvay Indupa. Para ela, o resultado é um cidadão mais consciente em sala de aula e na sociedade onde vive.

Participam desta edição os alunos Ana Fernanda dos Santos, Isanara Marques dos Santos, Jéssica de Lima Ramos, Michel Pedrolino Silva, Edilene Cristina Avelino, Leonardo Valença Carlos, Benevenuto do Carmo Júnior, Bruna Cristina de Queiróz, Bruna Daniele Pires, Rubiana de Oliveira e Claudete da Silva, esta última de Paranapiacaba.

Há mais de 60 anos no Brasil, o grupo belga Solvay atua nos setores químico, plástico, de transformação e farmacêutico. Possui sete empresas, duas delas instaladas no Pólo Petroquímico do Grande ABC.

Da Agência Imprensa Oficial

(M.C.)