Recursos Hídricos: Sabesp substitui macromedidores na Grande São Paulo

Será nesta quinta-feira, dia 23

qua, 22/03/2006 - 9h15 | Do Portal do Governo

 

Uma das questões mais polêmicas no universo do saneamento é a questão das perdas nos sistemas de abastecimento de água. Por concento, o índice de perdas é aquela quantidade de água que é produzida mas que, por algum motivo, não chega aos imóveis dos clientes. Como não existe a chamada “perda zero”, o que as empresas de saneamento tem que fazer é investir maciçamente em tecnologias e processos que tenham como objetivo reduzir essa perda, gerando eficiência e assegurando a regularidade do abastecimento público.

A Sabesp, ao longo de sua existência, tem investido de forma constante em equipamentos e formas de assegurar a eficiência do sistema de abastecimento de água. Uma das medidas dessa eficiência é o desenvolvimento de um programa de redução de perdas em toda a Grande São Paulo. Uma das ações desse programa consiste na instalação de novos macromedidores, equipamentos que garantem maior precisão e confiabilidade na obtenção de dados de controle das operações de abastecimento.

Assim, com a instalação desses equipamentos será possível realizar um efetivo gerenciamento do volume de água produzido nas Estações de Tratamento e do distribuído à população.

Nesta quinta-feira, dia 23, será instalado um macromedidor na entrada do Reservatório Arthur Alvim. Para a realização dessa obra será necessário interromper o abastecimento de água, das 9 às 20 horas, para os bairros Artur Alvim, Cidade Líder, Cidade Patriarca, Cj. Res. Padre Manuel da Nóbrega (COHAB – I), Fazenda Aricanduva, Fazenda Nsa. Sra. do Carmo, Jd. Artur Alvim, Jd. Assunção, Jd. Brasil, Jd. Brasília, Jd. Coimbra, Jd. das Carmelitas, Jd. Eliane, Jd. Ipanema, Jd. Itapema, Jd. Marília, Jd. Nordeste, Jd. Nsa. Sra. do Carmo, Jd. Olímpio, Jd. Santa Marcelina, Jd. Santa Terezinha, Jd. São João, Jd. Triana, Pq. Artur Alvim, Pq. das Paineiras, Pq. do Carmo, Pq. Savoy City, V. Arisi, V. Eugênio, V. Germaine, V. Granada, V. Matilde, V. Nhocuné, V. Nova Savóia, V. Ré, V. Santa Teresa e V. Santa Terezinha.

A recuperação do abastecimento ocorrerá de forma gradual, logo após o término das atividades. Bairros localizados em pontos mais altos e distantes do reservatório poderão ter o fornecimento de água restabelecido de forma mais lenta.

A Sabesp, empresa ligada à Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento do Governo do Estado de São Paulo, solicita aos moradores das localidades afetadas que utilizem a água armazenada nas caixas residenciais e evitem desperdícios.

Os casos de emergência serão atendidos pela Central de Atendimento 195, que funciona durante 24 horas. A ligação é gratuita.

Assessoria de imprensa da Sabesp

C.A.