Recursos Hídricos: Sabesp sedia curso internacional em Franca

nd

ter, 13/02/2001 - 16h42 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), empresa ligada à Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, com sede em Franca, promove, de 1º a 30 de março, o II Curso Internacional de Técnicas em Tratamento de Esgotos Domésticos. O evento, dirigido a profissionais da área de saneamento ambiental do Brasil e Exterior, é resultado da parceria entre a Empresa e a JICA – Japan International Cooperation Agency, e está inserido no programa de treinamento para terceiros países.

O objetivo do curso, que procura discutir os efeitos ambientais causados pelas descargas de esgotos, aliados à limitação dos recursos naturais, é multiplicar sua experiência nesta área, contribuindo para o desenvolvimento do saneamento básico e ambiental dos países participantes.

Para indicar candidatos, foram convidados os seguintes países latino-americanos e africanos de língua portuguesa: Argentina, Angola, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Guiné Bissau, Honduras, México, Moçambique, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, São Tomé e Príncipe, Uruguai e Venezuela. O número limite é de 15 inscrições, sendo 12 dos países convidados e três do Brasil.

O programa

O curso contará com palestras, seminários, aulas práticas e visitas técnicas, acerca dos seguintes temas:
– Formação histórica do Brasil;
– O Setor de saneamento no Estado de São Paulo e no Brasil – Histórico, estágio atual e perspectivas futuras;
– Desenvolvimento sustentável e a consciência ambiental;
– Legislação ambiental;
– Concepção de sistemas de esgotos sanitários – coleta, transporte e tratamento;
– Características e composição dos esgotos sanitários – conceitos básicos, práticas laboratoriais e a importância de um sistema de garantia da qualidade analítica laboratorial, segundo os critérios da ISO 17025;
– Fundamentos básicos do tratamento de esgotos domésticos – métodos e definições;
– Microbiologia de tratamento de esgotos domésticos;
– Lagoas de estabilização;
– Sistemas de lodos ativados;
– Sistemas anaeróbios de tratamento de esgotos;
– Tratamento físico-químicos e desinfecção;
– Disposição de efluentes de estações de tratamento de esgotos no solo;
– Tratamento, disposição final e plano diretor para gerenciamento de lodos de estação de tratamento de esgotos;
– Recebimento de efluentes não-domésticos;
– Reuso de efluentes de estações de tratamento de esgotos;
– Tratamento terciário;
– Automação de estações de tratamento de esgotos;
– Otimização de estações de tratamento de esgotos; e
– Custos de exploração de estações de tratamento de esgotos.

Para desenvolvimento do conteúdo programático, o curso contará com professores estrangeiros e brasileiros – inclusive da Sabesp.

O credenciamento de Franca

O município de Franca tornou-se referência em saneamento ambiental, pelos índices de atendimento e universalização dos serviços, obtidos e oferecidos pela Sabesp. Atualmente, os moradores contam com 100% de abastecimento com água tratada, 100% de coleta e afastamentos dos esgotos, e 100% de tratamento dos esgotos coletados, números verificados só em países do Primeiro Mundo.

Outro fator importante diz respeito à qualidade aferida ao laboratório de controle sanitário de Franca, que leva a marca ISO Guide 25. Do tratamento dos esgotos, no município, obtém-se um importante insumo agrícola, que foi registrado no Ministério da Agricultura como Sabesfértil, com aval para comercialização. As propriedades deste produto podem ser utilizadas na agricultura, em irrigação, em lazer, dentre outras.
Todo ciclo de saneamento, realizado pela Sabesp no Município, proporciona uma qualidade de vida e uma saúde ambiental extremamente significativas no interior do Estado.