Recursos Hídricos: Sabesp retoma obras do sistema de água de Itariri

nd

sex, 24/11/2000 - 17h24 | Do Portal do Governo

Na primeira quinzena de janeiro, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), empresa ligada à Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento, dará início à licitação para o processo de implantação do novo sistema de água do município de Itariri. O edital deve ser publicado dentro de dez dias, aproximadamente.

Esta nova licitação deve-se ao fato de que a empresa que venceu o primeiro edital não honrou os prazos de execução dos serviços, obrigando a Sabesp a rescindir o contrato e, agora, retomar os trâmites legais para escolha de uma nova empreiteira.

A previsão é de que as propostas das empresas concorrentes sejam abertas até o dia 15 de janeiro.

Os benefícios em Itariri

O novo sistema de abastecimento de água de Itariri irá beneficiar diretamente 8 mil pessoas e junto com outros sistemas menores, assegurando a 100% da população local o acesso regular a uma água tratada, com qualidade e que representa um dos principais indicadores de qualidade de vida.

O complexo será composto de uma unidade de captação, uma adutora de água bruta; além da Estação de Tratamento de Água com capacidade para tratar 25 litros por segundo e uma adutora de água tratada. Depois de iniciada a obra, o prazo previsto para a execução é de 270 dias.

O atual sistema de abastecimento de água de Itariri vem apresentando constantes problemas de manutenção, por se tratar de uma rede antiga, com mais de 35 anos de existência.
Por isso mesmo a Sabesp está investindo R$ 1 milhão na sua modernização, com obras de avançada tecnologia, que têm o objetivo de melhorar significativamente os níveis de qualidade e eficiência, fazendo com que o sistema seja suficiente para suportar o aumento do consumo de água por, pelo menos, mais 15 anos.