Recursos Hídricos: Sabesp recomenda economia para evitar falta de água

nd

qua, 27/12/2000 - 15h14 | Do Portal do Governo

Se houver desperdício, pode faltar água em Ilha Comprida e na Barra do Ribeira (Iguape), nesta passagem de ano.

O alerta é da Sabesp, empresa ligada à Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras do Governo do Estado de São Paulo, que prevê um aumento significativo do consumo de água neste próximo final de semana. Tudo porque milhares de turistas são esperados para a comemoração do réveillon nas praias do Vale do Ribeira.

Para que moradores e turistas não fiquem sem água, o melhor é economizar. Não lavar calçadas e automóveis, reduzir o tempo de banho, fechar a torneira ao se escovar os dentes ou se barbear, e evitar o pinga-pinga são algumas das dicas da Sabesp.

Com o objetivo de despertar a população para a necessidade do uso racional da água nas cidades litorâneas durante as festividades e toda a temporada de verão, a Empresa começou a veicular uma campanha em todo o Estado desde o último domingo, que inclui peças publicitárias para emissoras de TV e rádio, anúncios em jornais e revistas, e painéis instalados em pontos estratégicos.

Paralelamente, nos dias 30 e 31 próximos, começam a ser distribuídos em várias localidades mapas turísticos do Litoral, confeccionados pela Secretaria de Estado de Esportes e Turismo. Neles, também estarão presentes dicas sobre economia de água.

Ilha Comprida, Iguape e Cananéia estão entre as cidades onde haverá a distribuição dos mapas.

Movimento

Só na Ilha Comprida, são esperados 150 mil visitantes, de acordo com a estimativa da Prefeitura. Este número é 20 vezes maior que a população fixa da cidade.

No Natal, quando o movimento costuma ser bem menor, 7.771 veículos atravessaram a ponte em direção a Ilha Comprida, entre os dias 22 e 25/12. Neste réveillon, a expectativa é de que mais de 20 mil veículos sigam para a Ilha.

Embora o sistema de abastecimento de água seja dimensionado de acordo com as necessidades, o aumento atípico e exagerado do consumo no réveillon, aliado ao desperdício, pode ocasionar problemas nos horários de pico. No total, Ilha Comprida conta com 4.138 ligações de água.

De acordo com o superintendente da Sabesp no Vale do Ribeira, Wilton da Silva Carneiro, a possibilidade de haver falta total de água é remota. O maior problema, segundo ele, poderá ser a baixa pressão de água na rede, fazendo com que ela não tenha capacidade para chegar às caixas residenciais em alguns horários do dia.

Na Barra do Ribeira, em Iguape, a situação não será diferente. Cerca de 20 mil pessoas devem comemorar a passagem do ano no local, onde a Sabesp possui 1.019 ligações de água.