Recursos Hídricos: Sabesp reassume serviços de esgotos em Avaré

nd

qui, 28/12/2000 - 13h08 | Do Portal do Governo

A partir da próxima terça-feira, dia 2, a Prefeitura de Avaré devolve oficialmente os serviços de esgotamento sanitário do município à Sabesp, empresa ligada à Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras do Governo do Estado de São Paulo.
A medida legitima a vontade demonstrada pelas associações de classe e, principalmente, pela opinião popular, uma vez que os moradores foram os maiores prejudicados com o descaso no tocante à coleta de esgotos, nestes dois últimos anos.
Atualmente, a experiência vivida pela população é extremamente negativa, com esgotos correndo a céu aberto por avenidas e ruas, seja em áreas centrais ou na periferia. Em algumas localidades, os problemas são crônicos:

Vila Esperança – falta de manutenção em equipamentos, esgotos extravasando na região e em chácaras, comprometendo açudes; Estrada dos Rochas – esgoto a céu aberto, impedindo o acesso de veículos; Plimec – abandono, sem qualquer infra-estrutura; Conjunto Habitacional Duílio Gambini – falta de manutenção na estação elevatória; Jardim América – odor provocado pelo córrego Pinheiro Machado; Centro – refluxo de esgotos para as residências, obstrução de redes coletoras e falta de manutenção.

Um breve histórico

A Sabesp foi obrigada a devolver os serviços de esgotamento sanitário á Prefeitura de Avaré no dia 1o de novembro de 1999, depois de uma questão jurídica que se arrastou por mais de cinco anos. Na ocasião, a Empresa foi proibida de cobrar a tarifa sobre a prestação dos serviços de coleta, ficando responsável apenas pelo abastecimento com água tratada.
À época, a Sabesp tentava demonstrar que era preciso arrecadar a tarifa para continuar investindo na ampliação do sistema. Seja para ampliar ou simplesmente manter os sistemas, são necessários recursos. Só para se ter uma idéia, em apenas 20 anos de vigência do contrato de concessão em Avaré, a Empresa investiu mais de R$ 25 milhões em obras, infra-estrutura, equipamentos e melhorias.

Garantia de saúde

A partir de agora, a Sabesp, que já abastece Avaré com água de qualidade internacional, volta a cuidar da coleta e do afastamento dos esgotos sanitários. Portanto, a população voltará a receber a cobrança da tarifa de esgotos em sua conta, mas com a certeza de que os serviços serão efetuados com qualidade. A Sabesp orgulha-se de poder voltar a cuidar integralmente da saúde e contribuir para a qualidade de vida dos moradores do município de Avaré, sabendo de todo o esforço que precisará ser empreendido para solucionar os problemas deixados e enfrentar os desafios que virão.