Recursos Hídricos: Sabesp realiza programas para melhorias dos córregos na Região Metropolitana

O objetivo principal é solucionar os problemas causados por ligações clandestinas de esgotos e pela poluição difusa

seg, 15/01/2007 - 8h33 | Do Portal do Governo

Desde 2004 a Sabesp desenvolve o Programa de Melhoria da Qualidade da Água dos Córregos da Região Metropolitana de São Paulo. O objetivo principal é solucionar os problemas causados por ligações clandestinas de esgotos e pela poluição difusa. Além de integrar projetos e realizar obras, a Sabesp buscou a parceria com  órgãos municipais e estaduais para despoluir os corpos d’ água, melhorar as condições ambientais e, principalmente, envolver a sociedade em ações mais participativas.

Na região Oeste a Sabesp investe no Programa de Recuperação Ambiental da bacia do rio Cotia que beneficiará 120 mil pessoas. Trata-se de um recurso imprencidível ao abastecimento público por ser um dos mananciais que fornecem água para 460 mil pessoas da Grande São Paulo.

Até o momento foram investidos R$ 22 milhões para ampliar os serviços de coleta de esgotos e eliminar cerca de 140 pontos de lançamentos de esgotos no rio. Durante a primeira etapa, que se estenderá até dezembro de 2007, serão construídos 23 quilômetros de coletores – tronco, 70 quilômetros de redes coletoras, 7 estações de bombeamento, dentre outras instalações.

Na região Norte o Córrego dos Carajás foi selecionado pela sua importância ao lazer da região, uma vez que ele corta o Parque da Juventude, área de esporte e lazer que recebe 10 mil pessoas por dia. Para coletar 100% dos esgotos da região, a Unidade realiza obras em fundos de vale e ruas onde antes não era possível construir redes coletoras. Ao todo serão investidos cerca de 2 mihões na eliminação de pontos de lançamento e extravasamento nas redes de esgotos e galerias de águas pluviais. A maior parte das intervenções já foi realizada, sendo possível perceber melhorias na qualidade da água e nos aspectos visuais do córrego. 

Na Zona Sul da Capital a Sabesp realizou obras para coletar e tratar os esgotos da bacia do Cordeiro por meio de uma parceria com a comunidade local para atender uma antiga reivindicação.

Na Unidade de Negócio Leste, o trabalho foi desenvolvido na Área de Proteção Ambiental do Carmo situada em Itaquera. Trata-se de uma importante área de cultura e lazer não somente para os moradores da região, mas para toda a Grande São Paulo, pois em seus limites estão o Parque do Carmo e o SESC Itaquera. A Sabesp executou ligações domiciliares de esgotos, instalou mais de 5 quilômetros de redes coletoras e construiu 6 estações elevatórias. Além disso, desde 2003 é realizado um trabalho de educação ambiental para conscientizar a população sobre a correta utilização das redes coletoras e realizadas visitas às estações de tratamento para que os moradores conheçam o processo.

Na Região Central, a Empresa continua com o projeto de despoluição do Lago da Aclimação e do Ibirapuera. Apesar da infra-estrutura existente, existem imóveis não conectados à rede de escogos e muitas favelas que lançam os efluentes nos sistemas de drenagem. 

Da Sabesp

J.C.