Recursos Hídricos: Sabesp realiza palestra sobre Uso Racional da Água

Evento será nesta quinta-feira, dia 9, no Guarujá

qua, 08/11/2000 - 11h06 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp) promove nesta quinta-feira, dia 9, no Guarujá, uma palestra sobre Uso Racional da Água para zeladores de edifícios e condomínios do município. O evento tem a parceria da empresa Praias do Guarujá Administração de Condomínios.
Técnicos da Sabesp na Baixada Santista vão orientar aproximadamente 120 destes profissionais sobre o uso correto das instalações hidráulicas, as redes de água e de esgoto e também sobre as conseqüências do desperdício de água, principalmente na temporada de verão, período em que a cidade recebe milhares de turistas. Entre as dicas recomenda-se que seja evitada a lavagem de calçadas e fachadas de prédios, hábito comum na cidade.

Economizar água é esbanjar inteligência

A Sabesp tem trabalhado e investido para garantir a distribuição regular de água para população fixa e flutuante em todo o litoral paulista. Porém, para que isso seja possível é preciso, também, a colaboração de todos. Pequenas mudanças de hábitos podem evitar a escassez da água. Um bem que é finito e que precisa ser preservado, principalmente neste período de estiagem.

Uso racional da água. Adote esta idéia!

* Ao escovar os dentes feche a torneira e a economia será de 11,5 litros em casa e 79 litros em apartamento.

* Só lave roupas e louças em máquinas quando estas estiverem cheias. A lava-louça gasta 40 litros de água e a lava-roupa, 135 litros. Já um tanque, com a torneira meio aberta, gasta 117 litros na casa e 279 litros no apartamento.

* Lave a calçada ou o quintal com a água que foi utilizada para lavar roupa. Um esguicho de torneira ligado por 15 minutos gasta 279 litros.

* O banho pode ter seu tempo diminuído de 15 para 5 minutos, se o chuveiro foi desligado ao ensaboar-se. O consumo cai de 135 para 45 litros na casa e de 243 para 81 litros no apartamento.

* Gotejando, uma torneira chega a 46 litros de desperdício por dia ou 1.380 litros por mês.

* Um filete de 2 milímetros significa 4,1 mil litros/mês.

* Um buraco de 2 mm no encanamento para pressão de 15 metros de coluna de água desperdiça 3,2 mil litros por dia

Data: Quinta-feira, dia 9 de novembro de 2000
Local: Dependências do Point 31 – Rua Brasilino Desidério, nº 31, no Jardim Helena Maria – Guarujá-SP.