Recursos Hídricos: Sabesp participa da Expo Síndico

Evento acontece de 27 a 29 de outubro em São Paulo

qui, 26/10/2000 - 12h10 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp), vinculada à Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, participa, de 27 a 29 de outubro, da Expo Síndico Condomínio, que acontece no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, em São Paulo.
A empresa vai mostrar o funcionamento e vantagens dos equipamentos economizadores de água, como torneiras automáticas, bacias sanitárias e chuveiros, que garantem redução no consumo de água, eliminando os constantes desperdícios ocasionados pelos produtos convencionais. Os visitantes vão receber ainda folhetos e explicações a respeito do curso ‘Pesquisa de Vazamentos em Instalações Hidraúlicas’, oferecido pela Sabesp.
A exposição faz parte do Programa de Uso Racional de Água (PURA), adotado pela Sabesp desde 1995, com o objetivo de combater o desperdício de água e conscientizar para a mudança dos hábitos de consumo e utilização de produtos econômicos. A companhia reconhece a importância desta formação cultural considerando o impacto causado pelas contas de água para os condomínios, muitas vezes elevada pela utilização inadequada da água.

Saúde preventiva: mais qualidade de vida

Mas a participação da Sabesp neste evento, vai além das orientações para diminuir as despesas com serviços. Isto porque, aliados ao fornecimento de água tratada, coleta e tratamento dos esgotos, estão indicadores fundamentais à saúde pública, como a redução da mortalidade infantil, aumento da expectativa de vida e prevenção de cáries.
Apesar da importância e dos investimentos exigidos para tratar a água, muitos condomínios utilizam fontes alternativas de abastecimento, como poços artesianos ou caminhões-tanque, por acreditarem se tratar de um recurso mais barato. Esta decisão deixa de ser em conta, no entanto, o conhecimento sobre a proveniência da água e até mesmo da exigência de um controle sanitário. Com isso, podem ser impostos diversos riscos aos moradores.
Para abordar este assunto, os profissionais da Sabesp, Ricardo Chahin e Laura Folchi, estarão apresentando uma palestra sobre ‘A importância da água nos condomínios’, durante o 1º Seminário de Condomínios Residenciais de São Paulo, que vai acontecer no dia 28 de outubro, das 15h30 às 16h30. O estande da Sabesp na Expo Síndico é o 243-A. O acesso, gratuito, é pelo portão 3, das 14 às 22 horas.