Recursos Hídricos: Sabesp investe na eficiência do abastecimento em Barueri

Nesta terça-feira, dia 21, será instalado um macromedidor na entrada do Reservatório Barueri - Centro

seg, 20/03/2006 - 19h20 | Do Portal do Governo

Uma das questões mais polêmicas no universo do saneamento é a questão das perdas nos sistemas de abastecimento de água. Por concento, o índice de perdas é aquela quantidade de água que é produzida mas que, por algum motivo, não chega aos imóveis dos clientes. Como não existe a chamada “perda zero”, o que as empresas de saneamento tem que fazer é investir maciçamente em tecnologias e processos que tenham como objetivo reduzir essa perda, gerando eficiência e assegurando a regularidade do abastecimento público.

A Sabesp, ao longo de sua existência, tem investido de forma constante em equipamentos e formas de assegurar a eficiência do sistema de abastecimento de água. Uma das medidas dessa eficiência é o desenvolvimento de um programa de redução de perdas em toda a Grande São Paulo. Uma das ações desse programa consiste na instalação de novos macromedidores, equipamentos que garantem maior precisão e confiabilidade na obtenção de dados de controle das operações de abastecimento.

Assim, com a instalação desses equipamentos será possível realizar um efetivo gerenciamento do volume de água produzido nas Estações de Tratamento e do distribuído à população.

Nesta terça-feira, dia 21, será instalado um macromedidor na entrada do Reservatório Barueri – Centro. Para a realização dessa obra será necessário interromper o abastecimento de água para esta região das 7h30 às 16 horas.

A recuperação do abastecimento ocorrerá de forma gradual, logo após o término das atividades. Bairros localizados em pontos mais altos e distantes do reservatório poderão ter o fornecimento de água restabelecido de forma mais lenta.

A Sabesp, empresa ligada à Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento do Governo do Estado de São Paulo, solicita aos moradores das localidades afetadas que utilizem a água armazenada nas caixas residenciais e evitem desperdícios. Os casos de emergência serão atendidos pela Central de Atendimento 195, que funciona durante 24 horas. A ligação é gratuita.