Recursos Hídricos: Sabesp interliga reservatórios nos morros de Santos

nd

sex, 02/03/2001 - 19h00 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), empresa ligada à Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, comunica que, na próxima terça-feira, dia 6, estará efetuando a interligação dos reservatórios Saboó Alto e Morro do Cruzeiro, em Santos.

As obras, já concluídas, vão reforçar em 20% a capacidade de reservação, possibilitando maior oferta de água para cerca de 50 mil moradores dos morros.
Para execução dos serviços, será necessário interromper o fornecimento de água, das 7 às 17 horas. Durante este período, a Sabesp recomenda que a água armazenada nas caixas residenciais seja utilizada de maneira racional.

A recuperação do abastecimento será gradual, logo após o término dos trabalhos. Os casos de emergência serão atendidos pelo telefone 195, para o qual a ligação é gratuita. Haverá também um esquema especial de abastecimento através de 30 caminhões-pipa, com prioridade para escolas e postos de saúde.

Para garantir informação aos moradores dos morros afetados, a Sabesp esclareceu detalhes e orientações sobre as obras, junto à Prefeitura (Coordenadoria dos Morros) e diretores das Sociedades de Melhoramentos.

Breve histórico da obra

Para interligação dos reservatórios Saboó Alto e Morro do Cruzeiro, a Sabesp implantou uma nova adutora, com extensão de 522 metros, em fevereiro deste ano. A conexão entre estas duas unidades permite o aumento de 20% da vazão atual, volume suficiente para atender toda a demanda de consumo.

A primeira fase de interligação foi feita no dia 15/2, seguida de testes de estanqueidade (para verificar se há perda de água na tubulação), além de inspeção geral. Esta nova fase de interligação conclui a obra, quando os moradores poderão contar com melhorias imediatas de abastecimento.
O cronograma de obras sofreu pequeno atraso em virtude de chuvas e dificuldades operacionais.