Recursos Hídricos: Sabesp instala equipamento para monitorar distribuição de água

nd

qua, 11/10/2000 - 14h45 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), empresa ligada à Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, comunica que, na próxima quarta-feira, dia 18, estará instalando um medidor de água na Rua Goethard Kaesemodel, 123, em Ferraz de Vasconcelos, com o objetivo de monitorar o abastecimento e melhorar o controle da água distribuída.
Para realização do serviço, será necessário interromper o abastecimento de água das 6 às 12 horas, para cerca de 90 mil moradores dos seguintes bairros: Vila Zita; Vila Primavera; Vila Ataíde; Vila Santo Antônio; Vila São Paulo; Jardim Figueiredo; Jardim São Paulo; Jardim Brígida; Rosário; Jardim Juliana; Jardim Planalto e Jardim São João. A normalização do abastecimento ocorrerá de forma gradual, logo após o término dos trabalhos, com recuperação total até a madrugada do dia 19.

Melhoria no abastecimento

Além do novo equipamento, a empresa está investindo cerca de R$ 1,1 milhão nas obras de construção de uma nova estação de bombeamento de água no município de Ferraz de Vasconcelos. Iniciado em julho, o empreendimento é composto por dois conjuntos de bombas, com capacidade para impulsionar 280 litros de água por segundo cada um. Um conjunto de bombas trabalhará permanentemente e o outro ficará de reserva, podendo ser acionado em momentos estratégicos ou emergenciais. Desta forma, a Sabesp garantirá a distribuição de água 24 horas para os bairros localizados nas regiões mais altas do município.
A conclusão da obra está prevista para janeiro do próximo ano e, com a construção da nova estação de bombeamento, a oferta de água no município passará de 300 litros por segundo para até 560 litros por segundo. Os principais beneficiados serão cerca de 10 mil moradores dos bairros Parque São Francisco, Jardim Júlio de Carvalho, Vila São Paulo, Jardim Castelo, Santa Margarida e Vila Industrial. Esses bairros localizam-se nas partes mais altas, por isso, nos dias quentes, quando o consumo aumenta, há dificuldade em manter a distribuição de água 24 horas.