Recursos Hídricos: Sabesp inicia nova campanha publicitária

Mensagem apela para o combate ao desperdício

sáb, 05/05/2001 - 15h14 | Do Portal do Governo

Mensagem apela para o combate ao desperdício

Começa a veicular a partir deste domingo, dia 6, nas principais emissoras de rádio e televisão, a nova campanha de uso racional de água da Sabesp, empresa ligada à Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras do Governo do Estado de São Paulo.

Desenvolvidas pela Loducca Publicidade, as peças demonstram uma preocupação social no tocante à utilização correta da água, destacando a importância de se economizar. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o consumo per capita no Brasil é praticamente o dobro do necessário.

Esta primeira fase, intitulada Gente, é composta por cinco filmes, três outdoors, dois anúncios e uma série de folhetos, cartazes e adesivos.
‘Gente é que precisa de água’

Os três filmes da primeira etapa da campanha – Roupa, Calçada e Carro – apresentam um tom educativo e trazem personagens discutindo sobre a utilização da água no cotidiano. Em todos os episódios, o objetivo é conscientizar a população de que os hábitos de consumo são fatores determinantes para a manutenção ou escassez do produto. São Paulo, por exemplo, constitui uma área com disponibilidade hídrica limitada.

A responsabilidade da população

Assimilando a mensagem, o papel da população passa a ser fundamental, se for observado o atual cenário. O racionamento de água já é uma realidade para 300 mil moradores abastecidos pelo Sistema Alto Cotia, em virtude do déficit de chuvas observado nos últimos meses. O setor elétrico também está anunciando oficialmente o início do racionamento de energia, inclusive com penalidades econômicas, ou seja, reflexos diretos na cobrança da conta de luz do cliente que ultrapassar as cotas de consumo a serem estipuladas pelo Governo.

Para a Sabesp, penalizar seu cliente não é a medida mais adequada neste momento. A Empresa sabe que conscientizar a população para o uso correto da água trata-se de um processo gradual, uma vez que se espera, ao longo do tempo, uma mudança real da cultura e do comportamento em relação ao consumo. A expectativa é que, com a veiculação da campanha, seja observada uma redução de aproximadamente 10% no total de volume consumido.