Recursos Hídricos: Sabesp garante qualidade da água distribuída

nd

qua, 25/04/2001 - 15h33 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), ligada à Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, é responsável pela captação, tratamento e distribuição da água para mais de 1,1 milhão de habitantes no Vale do Paraíba. A Empresa atua 24 horas por dia, 365 dias por ano, para garantir a regularidade e a qualidade no fornecimento de água.

A água distribuída pela Sabesp passa por rígidos controles, que atestam a sua potabilidade, atendendo – e até mesmo superando – todas as normas estabelecidas da Organização Mundial da Saúde, regulamentadas no País pela Portaria Federal 36 GM, do Ministério da Saúde, além da resolução estadual SS-293.

Na região de São José, por exemplo, são realizadas cerca de 600 análises por mês. As amostras são coletadas nos reservatórios, nas estações de tratamento e na entrada de água dos imóveis. Através dessas análises, é possível garantir a potabilidade da água até os cavaletes. A Sabesp, considerada a maior empresa de saneamento ambiental do Brasil, freqüentemente realiza análises bacteriológicas, de níveis de pH, dosagem de cloro, flúor, turbidez e coloração da água. O trabalho da Empresa vai mais além: a qualidade prossegue com a fluoretação de toda a água distribuída, o que permite afirmar que, na população infantil, a incidência de cáries dentárias diminuiu em 65%, segundo a Associação de Dentistas.

A responsabilidade da Sabesp no fornecimento de água potável vai desde a saída da estação de tratamento até a entrada do cavalete, no imóvel atendido. A partir daí, esta responsabilidade passa a ser do cliente, que deve cuidar para que a água seja reservada em local limpo, a ser desinfetado, de preferência, a cada seis meses. A Empresa disponibiliza, inclusive, um material explicativo sobre a limpeza das caixas residenciais. Estes folhetos podem ser adquiridos junto às agências comerciais da Sabesp.