Recursos Hídricos: Sabesp é obrigada a suspender produção de água no Sistema Baixo Cotia

nd

seg, 12/02/2001 - 18h02 | Do Portal do Governo

A Sabesp, empresa ligada à Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras do Governo do Estado de São Paulo, comunica que na manhã desta segunda-feira, dia 12, foi constatada uma alteração física na água bruta do Sistema Baixo Cotia. Por esta razão, a empresa teve que paralisar imediatamente o funcionamento do sistema, até que sejam avaliadas as causas do problema.
Com a interrupção do fornecimento de água, parte dos moradores da Zona Oeste da Região Metropolitana de São Paulo poderão sofrer intermitências de abastecimento.
A Cetesb já foi acionada e técnicos do controle sanitário da Sabesp também estão recolhendo amostras de água. As primeiras análises – ainda oficiosas – apontam para a presença de produtos químicos despejados diretamente no rio Cotia, sem o conhecimento preciso do agente poluidor.
Paralelamente a esse trabalho, profissionais da Sabesp estão realizando a limpeza nos equipamentos que fazem parte da estação de tratamento de água Baixo Cotia, que só deve ser concluída por volta das 20 horas de hoje.
A Sabesp solicita aos moradores dos municípios de Jandira, Itapevi, Barueri e Santana do Parnaíba (Parque Santana e Jardim Isaura) que economizem a água armazenada nas caixas residenciais. A normalização do fornecimento para estas 460 mil pessoas está prevista para o final da noite de hoje, período em que a situação deva estar solucionada.
Os casos emergenciais serão atendidos através do 195. A ligação é gratuita.