Recursos Hídricos: Sabesp desenvolve novo equipamento

nd

qua, 14/02/2001 - 18h21 | Do Portal do Governo

Criado e montado por um empregado da Baixada Santista, o simulador hidráulico predial tem baixo custo e surge como grande aliado ao cliente

A Unidade de Negócio Baixada Santista da Sabesp, empresa ligada à Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras do Governo do São Paulo, desenvolveu equipamento inédito, que visa orientar o cliente, de maneira simples e didática, na implantação e uso das instalações internas, além de colaborar na detecção de vazamentos. Trata-se do Simulador Hidráulico Predial (popularmente chamado de SHIP).
Feito com tubos de PVC e válvulas estanques, o equipamento apresenta custos de R$ 600,00 por unidade, e permite vários tipos de testes para verificação de vazamentos. Ele simula, por exemplo, vazamentos nos ramais de alimentação e distribuição, e possibilita a visualização de problemas comuns no reservatório doméstico (caixa d´água), além de defeitos em bóia.
O SHIP ainda auxilia os clientes na leitura correta do consumo de água, medido no hidrômetro. Outra vantagem do equipamento é seu tamanho reduzido, de fácil transporte.

AGÊNCIAS – A previsão é de que, em dois meses, o SHIP esteja instalado nas dez agências de atendimento ao público da Sabesp na Baixada, para que os empregados possam esclarecer, pessoalmente, as dúvidas dos clientes. Os aparelhos estão sendo confeccionados por empregados da Divisão de Manutenção. A primeira peça será apresentada oficialmente, ainda este mês, em reunião e palestra junto aos moradores do novo Conjunto Habitacional da CDHU, no México 70.

CRIADOR – O SHIP foi criado e desenvolvido pelo inspetor predial Isidoro Aparecido Sampaio, empregado da Sabesp há 4 anos. Além de criatividade, foi necessário aproximadamente um ano para encontrar e adaptar as peças necessárias ao equipamentos.
‘Trabalhei em vários protótipos, com materiais diversos, até chegar à presente versão’, explicou Isidoro, que já é famoso entre os colegas por suas invenções e idéias arrojadas. Ele já pensa, inclusive, em aprimorar o projeto, instalando-se em um vaso sanitário, com caixa acoplada.