Recursos Hídricos: Sabesp amplia sistema de esgotamento sanitário em São Vicente

Obras serão iniciadas em março

seg, 20/02/2006 - 12h05 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) inicia, em março próximo, as obras complementares que permitirão a ampliação do sistema de coleta São Vicente.

O conjunto de obras, que recebeu investimentos de R$ 1.2 milhão, irá beneficiar diretamente cerca de 8.500 pessoas, ampliando o sistema de esgotamento sanitário já implantado pela Empresa em 2003, que beneficia hoje diretamente 15 mil habitantes da área continental do município.

Esta etapa do Sistema de Esgotos Sanitários de São Vicente irá atender aos moradores dos bairros Jardim Rio Branco, Vila Iolanda, Jardim Maria Lídia, Vila Nova São Vicente, Vila dos Ferroviários, Parque das Bandeiras I e II, Vila Ema e Samariitá.

O funcionamento desta nova rede, mais do que contribuir com a melhoria da qualidade de vida de toda população de São Vicente, irá se aliar a outras obras já efetuadas pela Sabesp, contribuindo para a balneabilidade das praias de toda região, o que representa melhores condições ambientais e mais desenvolvimento sócio-econômico via o incremento do turismo.

A Sabesp, nos últimos dez anos, investe de forma constante todos os esforços necessários para assegurar, pelo saneamento, melhores condições ambientais em todo o Litoral Paulista. No caso de São Vicente, num primeiro momento, priorizou-se obras de reforço de rede de água, porém sem abandonar os investimentos em coleta, afastamento e disposição final dos esgotos, agora intensificados.

A obra

Nesta etapa, o Sistema de Esgotamento Sanitário de São Vicente, prevê a implantação de 3.500 metros de rede coletora, 95 metros de coletores-tronco e a construção de duas estações elevatórias para bombear os esgotos, além da execução de mais de 1.700 ligações domiciliares.

A previsão é de que os trabalhos estejam concluídos ao longo do primeiro semestre de 2007.