Recursos Hídricos: Mais uma obra do Projeto Tietê em andamento

O Interceptor Tietê 15 vai permitir um aumento dos índices de tratamento de esgoto de São Paulo

seg, 23/10/2006 - 8h03 | Do Portal do Governo

A construção do Interceptor Tietê 15, obra complementar do Projeto Tietê em andamento, trata-se de um importante empreendimento iniciado recentemente pela Sabesp que ao ser concluído, proporcionará benefícios para a recuperação do rio Tietê e o aprimoramento das condições de qualidade de vida de São Paulo.

Com diâmetro de 1200mm e extensão de 2,1 km, o interceptor atingirá a divisa do município de Itaquaquecetuba, para que brevemente as obras do Projeto Tietê possam adentrar este município.

O ITi 15 será responsável por encaminhar o esgoto coletado dos imóveis do bairro Itaim Paulista para a Estação de Tratamento de Esgoto São Miguel, impedindo que seja despejado nos córregos e rios que deságuam no rio Tietê, beneficiando principalmente os córregos Itaim e Tijuco Preto.

Prevista para ser executada em 18 meses, a obra receberá investimento na ordem de R$ 5 milhões e atenderá 60 mil pessoas.

A Sabesp reitera seu propósito de, durante a execução das obras do Projeto Tietê, causar a mínima interferência no cotidiano da população. Por isso, todo o trabalho será realizado em pequenos trechos, com utilização de método compatível com o propósito da Empresa.

As obras se concentrarão nas ruas Apiú Quiribó, Bernardo de Chaves Cabral, Alhandra, Alfredo de Melo, Domingos Fernandes Nobre; travessa Joaquim Gaspariano e Av. Diogo da Costa Tavares.

Quanto ao tráfego local, fica sob a responsabilidade da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego – o estudo para possíveis alterações no fluxo de carros e itinerários de ônibus, bem como a implantação de sinalização local adequada para que a Sabesp venha a cumprir as determinações durante todo o período de execução da obra. Existe uma preocupação especial com o trânsito dos moradores que residam nas ruas mais afetadas pelas obras.

Assim, o Projeto Tietê continua sua jornada rumo à despoluição do rio. E a Sabesp se torna cada vez mais referência mundial de qualidade em saneamento básico, modelo de excelência e orgulho dos paulistas.

Da Assessoria de Imprensa da Sabesp

J.C.