Recursos Hídricos: Governo paulista entrega obras de abastecimento de água em Salesópolis

nd

qua, 03/01/2001 - 15h14 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), empresa ligada à Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, concluiu o assentamento das redes de distribuição de água no bairro dos Mirandas, em Salesópolis.
No local, foram investidos R$ 75 mil na implantação de 1,5 km de redes de água, que beneficiam diretamente cerca de 200 moradores. A primeira etapa das obras foi iniciada em maio e concluída em julho de 2000, em parceria com a Prefeitura. A Sabesp forneceu o material e a Prefeitura disponibilizou os equipamentos e a mão-de-obra. A segunda fase foi concluída em dezembro, por meio de uma parceria entre a Sabesp, a Prefeitura e a comunidade.
O abastecimento com água tratada era uma antiga reivindicação dos moradores do bairro dos Mirandas, que fica em área de proteção aos mananciais, necessitando de licença ambiental para a realização das obras. Com o assentamento das redes, a comunidade passa a contar com água tratada, um benefício que previne doenças como viroses e diarréias, pois elimina os riscos de contaminação; previne cáries, pois contém flúor, garantindo uma melhor saúde e proporcionando a elevação da qualidade de vida das pessoas.
Os moradores devem providenciar o cavalete e solicitar a ligação de água para a Sabesp, para usufruírem do benefício que foi instalado no bairro. A Sabesp recomenda que a população utilize racionalmente a água, economizando dinheiro, poupando o produto e ajudando a preservar o recurso para as futuras gerações.
Veja algumas dicas para não desperdiçar água: evite banhos demorados; conserte vazamentos (uma torneira gotejando significa uma perda de 46 litros de água por dia); não “varra” a calçada com a mangueira, utilize balde e vassoura; feche a torneira ao fazer a barba ou escovar os dentes; reutilize a água da máquina de lavar roupa para a lavagem do quintal; não dê descargas sanitárias prolongadas e molhe o jardim apenas quando for absolutamente necessário.