Recursos Hídricos: Governo do Estado lança projeto para facilitar acesso ao financiamento agrícola

nd

seg, 25/09/2000 - 14h40 | Do Portal do Governo

Os secretários estaduais da Agricultura e Abastecimento, João Carlos de Souza Meirelles, e de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, Antônio Carlos Mendes Thame, estão participando nesta segunda-feira, dia 25, do lançamento do Projeto de Apoio ao Irrigante, no Auditório da Escola Superior de Agricultura ‘Luiz de Queiroz’, em Piracicaba.

A adoção deste projeto permitirá que em 15 dias os agricultores tenham em mãos a outorga que autoriza a captação hídrica em suas propriedades. Além disso, o agricultor receberá um protocolo que permitirá o acesso rápido ao financiamento agrícola. Anteriormente, isto só era permitido com a liberação da outorga, que demorava meses.

O objetivo maior desse projeto é facilitar o acesso de pequenos proprietários rurais ao financiamento para irrigação, incluindo aqueles já beneficiados pelos projetos do Banco da Agricultura Familiar, o FEAP – Fundo de Expansão da Agropecuária e da Pesca. Para o secretário Meirelles, esta ação conjunta facilita, em particular, a agricultura familiar; permite a articulação com agentes financeiros para estimular a participação de entidades agrícolas, além de desenvolver pesquisas visando a orientação de sistemas de irrigação mais econômicos, dentro da visão do Agronegócio Paulista.

A viabilização do projeto se dará com a integração de recursos das duas secretarias estaduais, por intermédio do Departamento de Águas e Energia Elétrica e da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI).

O evento começou às 14 horas desta segunda-feira e tem previsão de encerramento para às 18 horas, com a assinatura da Resolução do Projeto.